Qual é o dia de adoração a Deus?
A adoração a Deus pode ser feita em qualquer dia da semana. A questão de um dia de guarda é diferente. No Antigo e no Novo Testamento vemos o Sábado (Sétimo Dia) sendo apresentado como um dia de repouso e adoração especial.
Vemos o sábado sendo estabelecido na criação, em Gênesis: 2:1-3, e posteriormente reforçado nos dez mandamentos, em Êxodo: 20:8-11 e Números: 5:12-15.
No período do Novo Testamento, mesmo após a morte de Jesus, vemos que suas seguidoras, incluindo Maria, sua mãe, conforme outros evangelhos, guardaram o sábado segundo Lucas 23:55 e 56; Marcos 16:1 e 2.
Embora, haja muitas controvérsias sobre uma possível abolição deste mandamento pela pessoa de Cristo, percebemos que o papel dEle foi de “cumprir” os mandamentos e não revogar, como está escrito em Mateus 5:17. Como Igreja Adventista, cremos que o ministério de Cristo nos foi um modelo a ser seguido quando a guarda deste dia, ao cultuar, pregar a Palavra (Lucas 4:16) e servir o próximo (Mateus 12:12).
Além de ser um dia de repouso e adoração, o sábado também tem um aspecto mais bonito e solene. É um memorial da criação e um reconhecimento (da parte do ser humano) que Deus é o Criador e Soberano sobre o universo. Como podemos ler no seguinte trecho de EGW: “No Éden, Deus estabeleceu o memorial de Sua obra da criação, depondo a Sua bênção sobre o sétimo dia. O sábado foi confiado a Adão, pai e representante de toda a família humana. Sua observância deveria ser um ato de grato reconhecimento, por parte de todos os que morassem sobre a Terra, de que Deus era seu Criador e legítimo Soberano; de que eles eram a obra de Suas mãos, e súditos de Sua autoridade. Assim, a instituição era inteiramente comemorativa, e foi dada a toda a humanidade. Nada havia nela prefigurativo, ou de aplicação restrita a qualquer povo.” Patriarcas e Profetas 20.2 Disponível no seguinte link: https://egwwritings.org/read?panels=p1815.135&index=0
Algumas perguntas que já foram respondidas sobre este tema:
Resposta do CW