Conflito Aparente:
- Ellen White: Sim
“Os moradores da planície de Sinear não criam no concerto de Deus de que não mais traria um dilúvio sobre a Terra. Muitos deles negavam a existência de Deus, e atribuíam o dilúvio à operação de causas naturais. … Um objetivo que tinham na construção da torre era garantir sua segurança em caso de outro dilúvio. Elevando a construção a uma altura muito maior do que a que foi atingida pelas águas do dilúvio, julgavam colocar-se fora de toda possibilidade de perigo. E, como pudessem subir à região das nuvens, esperavam certificar-se da causa do dilúvio.” Patriarcas e Profetas 76.4 [Patriarchs and Prophets p. 119] - Bíblia: Não
“E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.’” (Genesis 11:4).
Solução:
Não é uma contradição dar mais informações ou detalhes do que o relato anterior (isso é um dos propósitos do profeta). Ellen White de modo algum nega ou contradiz o que a Bíblia diz; ela está apenas fornecendo mais informações. Se os julgássemos desta forma todos os profetas subsequentes estariam “contradizendo” Moisés.
Princípios Utilizados:
Ver o quadro geral ajudou-nos a reconhecer que as duas declarações não se contradizem.
Fonte: Ellen G. White Estate