Uma declaração do entendimento atual

Na Declaração de Crenças Fundamentais votada pela Associação Geral em Dallas, em abril de 1980, o Preâmbulo declara: “Os Adventistas do Sétimo Dia aceitam a Bíblia como seu único credo e mantêm certas crenças fundamentais como sendo o ensino das Escrituras Sagradas”. O parágrafo primeiro reflete o conceito da igreja sobre inspiração e autoridade das Escrituras, enquanto que o parágrafo dezessete reflete o conceito da igreja sobre a inspiração e autoridade dos escritos de Ellen White em relação às Escrituras. Estes parágrafos dizem: 

As Escrituras Sagradas 

As Escrituras Sagradas, abrangendo o Velho e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. Nesta Palavra, Deus transmitiu ao homem o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras Sagradas são a infalível revelação de Sua vontade. Constituem o padrão do caráter e a prova da experiência, o autorizado revelador de doutrinas e o registro fidedigno dos atos de Deus na História (II S. Ped. 1:20 e 21; II Tim. 3:16 e 17; Sal. 119:105; Prov. 30:5 e .6; Isa. 8:20; S. João 10:35; 17:17; I Tess. 2:13; Heb. 4:12)”. 

O Dom de Profecia 

“Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência (Joel 2:28 e 29; Atos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12-17; 19:10)”. 

As seguintes declarações se referem às questões que têm sido levantadas acerca da inspiração e autoridade dos escritos de Ellen White em relação com a Bíblia. Esses esclarecimentos procuram expressar a atual compreensão do assunto por parte dos adventistas do sétimo dia. Entretanto, não devem ser tomados como substitutos dos estudos acima mencionados, tanto no seu todo como em parte. 

Afirmações 

  1. Cremos que as Escrituras são a Palavra de Deus, divinamente revelada e inspirada pelo Espírito Santo. 
  1. Cremos que o cânon das Escrituras Sagradas é composto unicamente pelos 66 livros do Antigo e Novo testamentos. 
  1. Cremos que as Escrituras Sagradas são o fundamento da fé e autoridade em todos os assuntos de doutrina e prática. 
  1. Cremos que as Escrituras são a Palavra de Deus expressa em linguagem humana. 
  1. Cremos que as Escrituras Sagradas ensinam que o dom profético se manifestaria na igreja cristã após os tempos do Novo Testamento. 
  1. Cremos que o ministério e os escritos de Ellen White foram uma manifestação do dom de profecia. 
  1. Cremos que Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo, e seus escritos, um produto desta inspiração, têm aplicação e autoridade especial para os adventistas do sétimo dia. 
  1. Cremos que o propósito dos escritos de Ellen White inclui o auxílio para entender os ensinos das Escrituras Sagradas e aplicá-los, com urgência profética, a nossa vida espiritual e moral. 
  1. Cremos que a aceitação do dom profético de Ellen White, embora não seja uma exigência para a permanência do membro na igreja, é importante para consolidar a unidade da igreja adventista do sétimo dia. 
  1. Cremos que o uso de Ellen White fez de outras fontes literárias, bem como o emprego de assistentes, se assemelha a alguns dos escritos bíblicos. 

Negações 

  1. Não cremos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas. 
  1. Não cremos que os escritos de Ellen White sirvam como autoridade final e fundamento da fé cristã, o que é atribuição exclusiva das Escrituras Sagradas. 
  1. Não creoms que os escritos de Ellen White sejam uma adição ao cânon sagrado. 
  1. Não cremos que os escritos de Ellen White possam ser usados como base para o estabelecimento de doutrinas. 
  1. Não cremos que o estudo dos escritos de Ellen White deva tomar o lugar do estudo da Bíblia. 
  1. Não cremos que as Escrituras Sagradas possam apenas ser compreendidas através dos escritos de Ellen White. 
  1. Não cremos que os escritos de Ellen White esgotem todo o significado das Escrituras Sagradas. 
  1. Não cremos que os escritos de Ellen White sejam produto de mera piedade cristã. 
  1. Não cremos que os escritos de Ellen White sejam essenciais para a pregação das verdades das Escrituras ao povo em geral. 
  1. Não cremos que o uso de fontes literárias e de assistentes feito por Ellen White, anule a inspiração de seus escritos. 

Concluímos, portanto, que o correto entendimento da autoridade e inspiração dos escritos de Ellen White evitará dois posicionamentos extremos: (1) atribuir a esses escritos nível canônico semelhante ao das Escrituras Sagradas, ou (2) considerá-los como literatura cristã corrente e comum. 

 

COON, Roger W. Assuntos Contemporâneos em Orientação Profética: Antologia de Artigos e Monografias. 1. ed. São Paulo, SP: IAE, 1988, p. 189-191.