Uma declaração do entendimento atual
Na Declaração de Crenças Fundamentais votada pela Associação Geral em Dallas, em abril de 1980, o Preâmbulo declara: “Os Adventistas do Sétimo Dia aceitam a Bíblia como seu único credo e mantêm certas crenças fundamentais como sendo o ensino das Escrituras Sagradas”. O parágrafo primeiro reflete o conceito da igreja sobre inspiração e autoridade das Escrituras, enquanto que o parágrafo dezessete reflete o conceito da igreja sobre a inspiração e autoridade dos escritos de Ellen White em relação às Escrituras. Estes parágrafos dizem:
As Escrituras Sagradas
“As Escrituras Sagradas, abrangendo o Velho e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. Nesta Palavra, Deus transmitiu ao homem o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras Sagradas são a infalível revelação de Sua vontade. Constituem o padrão do caráter e a prova da experiência, o autorizado revelador de doutrinas e o registro fidedigno dos atos de Deus na História (II S. Ped. 1:20 e 21; II Tim. 3:16 e 17; Sal. 119:105; Prov. 30:5 e .6; Isa. 8:20; S. João 10:35; 17:17; I Tess. 2:13; Heb. 4:12)”.
O Dom de Profecia
“Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência (Joel 2:28 e 29; Atos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12-17; 19:10)”.
As seguintes declarações se referem às questões que têm sido levantadas acerca da inspiração e autoridade dos escritos de Ellen White em relação com a Bíblia. Esses esclarecimentos procuram expressar a atual compreensão do assunto por parte dos adventistas do sétimo dia. Entretanto, não devem ser tomados como substitutos dos estudos acima mencionados, tanto no seu todo como em parte.
Afirmações
- Cremos que as Escrituras são a Palavra de Deus, divinamente revelada e inspirada pelo Espírito Santo.
- Cremos que o cânon das Escrituras Sagradas é composto unicamente pelos 66 livros do Antigo e Novo testamentos.
- Cremos que as Escrituras Sagradas são o fundamento da fé e autoridade em todos os assuntos de doutrina e prática.
- Cremos que as Escrituras são a Palavra de Deus expressa em linguagem humana.
- Cremos que as Escrituras Sagradas ensinam que o dom profético se manifestaria na igreja cristã após os tempos do Novo Testamento.
- Cremos que o ministério e os escritos de Ellen White foram uma manifestação do dom de profecia.
- Cremos que Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo, e seus escritos, um produto desta inspiração, têm aplicação e autoridade especial para os adventistas do sétimo dia.
- Cremos que o propósito dos escritos de Ellen White inclui o auxílio para entender os ensinos das Escrituras Sagradas e aplicá-los, com urgência profética, a nossa vida espiritual e moral.
- Cremos que a aceitação do dom profético de Ellen White, embora não seja uma exigência para a permanência do membro na igreja, é importante para consolidar a unidade da igreja adventista do sétimo dia.
- Cremos que o uso de Ellen White fez de outras fontes literárias, bem como o emprego de assistentes, se assemelha a alguns dos escritos bíblicos.
Negações
- Não cremos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas.
- Não cremos que os escritos de Ellen White sirvam como autoridade final e fundamento da fé cristã, o que é atribuição exclusiva das Escrituras Sagradas.
- Não creoms que os escritos de Ellen White sejam uma adição ao cânon sagrado.
- Não cremos que os escritos de Ellen White possam ser usados como base para o estabelecimento de doutrinas.
- Não cremos que o estudo dos escritos de Ellen White deva tomar o lugar do estudo da Bíblia.
- Não cremos que as Escrituras Sagradas possam apenas ser compreendidas através dos escritos de Ellen White.
- Não cremos que os escritos de Ellen White esgotem todo o significado das Escrituras Sagradas.
- Não cremos que os escritos de Ellen White sejam produto de mera piedade cristã.
- Não cremos que os escritos de Ellen White sejam essenciais para a pregação das verdades das Escrituras ao povo em geral.
- Não cremos que o uso de fontes literárias e de assistentes feito por Ellen White, anule a inspiração de seus escritos.
Concluímos, portanto, que o correto entendimento da autoridade e inspiração dos escritos de Ellen White evitará dois posicionamentos extremos: (1) atribuir a esses escritos nível canônico semelhante ao das Escrituras Sagradas, ou (2) considerá-los como literatura cristã corrente e comum.
COON, Roger W. Assuntos Contemporâneos em Orientação Profética: Antologia de Artigos e Monografias. 1. ed. São Paulo, SP: IAE, 1988, p. 189-191.