“A Bíblia nos dá sabedoria. A Bíblia diz em Salmos 119:99: “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.” A Bíblia oferece ajuda quando o caminho é incerto: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.””
Como a Bíblia chegou até nós? Deus disse às suas pessoas escolhidas o que deveriam dizer e escrever. A Bíblia diz em 2 Pedro 1:21: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”
Deus é a fonte de toda a informação da Bíblia. A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:16: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.”
A Bíblia apresenta-nos Jesus Cristo. A Bíblia diz em Hebreus 1:1-2: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.”
Por que foram escritas as Escrituras? A Bíblia diz em Romanos 15:4: “Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.”
Qual é a função das Escrituras para aqueles que creem nelas? A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:15: “E que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.”
Sob que condições podemos receber a promessa de entender coisas divinas? A Bíblia diz em Provérbios 2:1-6: “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento.”
Não ignore as partes que lhe fazem sentir incômodo. A Bíblia diz em Jeremias 26:2: “Assim diz o Senhor: Põe-te no átrio da casa do Senhor e dize a todas as cidades de Judá que vêm adorar na casa do Senhor, todas as palavras que te mando que lhes fales; não omitas uma só palavra.”
Quando não entender o que está a ler, o Espírito Santo será enviado para lhe ajudar. A Bíblia diz em João 16:13-14: “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.”
A Bíblia é um mapa que nos mostra como viver. A Bíblia diz em Salmos 119:19: “Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.”
A Bíblia nos dá sabedoria. A Bíblia diz em Salmos 119:99: “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.”
A Bíblia oferece ajuda quando o caminho é incerto. A Bíblia diz em Salmos 119:105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.”
Bíblia nos dá mandamentos de Deus, os quais são imutáveis. A Bíblia diz em Mateus 5:18: “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.”
Por que devemos estudar a Palavra de Deus? A Bíblia diz em Isaías 28:9, 10: “Ora, a quem ensinará ele o conhecimento? E a quem fará entender a mensagem? Aos desmamados, e aos arrancados dos seios? Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali.” Atos 17:11: “Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.”
A quem chamou Jesus bem-aventurados? A Bíblia diz em Lucas 11:28: “Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.” (Bibleinfo.com).
Fonte: Biblia.com.br