“O nosso amor próprio está baseado no valor que Deus nos dá. A Bíblia diz em Salmos 8:3-5: “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste.””
Deus nos dá valor por causa do Seu caráter, não do nosso. A Bíblia diz em Salmos 113:7-8: “Ele levanta do pó o pobre, e do monturo ergue o necessitado, para o fazer sentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo.”
Deus aprecia-nos e estamos constantemente no Seu pensamento. A Bíblia diz em Salmos 139:17-18: “E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.”
Nós somos queridos por Deus. A Bíblia diz em Lucas 12:6-7: “Não se vendem cinco passarinhos por dois asses? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valeis vós do que muitos passarinhos.”
Para podermos nos avaliar corretamente e honestamente necessitamos saber a base do nosso amor próprio – a nossa identidade em Cristo. A Bíblia diz em Romanos 12:3: “Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.” (Bibleinfo.com).
Fonte: Biblia.com.br