Sábado da Herança – 26 de outubro de 1996
O Ministério Transformador do Espírito Santo
Pr. Juan Carlos Viera
Ex – diretor do White Estate (EUA)
I. Introdução
A. Ao falar a Seus discípulos, Jesus prometeu um triplo ministério do Espírito Santo.
1. O ministério da habitação do Espírito (João 14:16, 17).
2. O ministério de ensino do Espírito (João 14:26).
3. O ministério orientador do Espírito (João 16:12, 13).
B. A compreensão de como o Espírito Santo trabalha para cumprir esses três ministérios é fundamental para a compreensão da Profecia na igreja.
II. Poder Transformador do Espírito Santo
A. A obra transformadora do Espírito Santo é uma parte importante da divina obra da redenção (Romanos 8:1-17).
1. Na cruz, Cristo abriu o caminho da salvação para todas as pessoas em todas as eras. Sua obra redentiva foi completa e todo-abrangente (II Coríntios 5:14,15).
2. Sacrifício de Cristo pelo indivíduo é tornado eficaz mediante a obra interior do Espírito Santo, transformando a natureza pecaminosa (Romanos 8:1-11).
“[O Espírito] ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. …É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja.” (O Desejado de Todas as Nações, p. 646).
3. Por esse motivo, é evidente que cada pessoa necessita o ministério interior do Espírito Santo como um parte essencial do plano da salvação.
B. Como o Espírito Santo realiza seu ministério interior de transformação?
1. Há alguma confusão sobre como o Espírito Santo e Cristo “habitam” em nós (João 14:17; 15:4, 5).
2. Cristo “habita” em nós pela fé e pela presença do Espírito Santo (Efésios 3:17-19).
“O Espírito Santo é o representante de Cristo, mas despojado da personalidade humana, e dela independente. Embaraçado com a humanidade, Cristo não poderia estar em toda parte em pessoa. Era portanto, do interesse deles que fosse para o Pai, e enviasse o Espírito como Seu sucessor na Terra. Ninguém poderia ter então vantagem devido a sua situação ou seu contato pessoal com Cristo. Pelo Espírito, o Salvador seria acessível a todos. Nesse sentido estaria mais perto deles do que se não subisse ao alto”. (O Desejado de Todas as Nações, p. 644).
3. Espírito “habita” em nós trazendo impressões à nossa mente.
“O Espírito opera em nós trazendo à mente vividamente e amiúde, as preciosas verdades do plano da salvação. …O Espírito nos ilumina das trevas, informa nossa ignorância, e ajuda-nos em nossas múltiplas necessidades. Mas a mente precisa dilatar-se constantemente para Deus. Caso seja permitido que se introduza aí o mundanismo, se não temos desejo de orar, nem desejo de comungar com Aquele que é a fonte de força e sabedoria, o Espírito não habita em nós.” (Nossa Alta Vocação, p. 152).
III. Poder Transformador da Palavra Inspirada
A. A palavra de Deus tem um poder transformador para a alma (Hebreus 4:12).
“A mente carnal rejeita a verdade; mas a alma convertida passa por uma maravilhosa transformação. Os livros que antes não tinham atrativos, porque revelavam verdades que testificavam contra o pecador, agora tornam-se o alimento da alma, a alegria e consolação da vida. O sol da Justiça ilumina as páginas sagradas, o Espírito Santo fala por meio delas à alma.” (Signs of the Times, 13 de junho de 1906; Signs Reprints, vol. 4, p. 422).
B. É por meio da Palavra de Deus e do Espírito de Profecia que o Espírito Santo suscita mudança e transformação.
“Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito da verdade, operando pela palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido.” (O Desejado de Todas as Nações, p. 646).
“Deus não reteve do homem coisa alguma que lhe pudesse assegurar as riquezas eternas. Revestiu de beleza a Terra, e adornou-a para uso e conforto do homem durante sua vida temporal. Deu Seu filho a fim de que morresse para redenção de um mundo que caíra pelo pecado e loucura. Tão incomensurável amor, sacrifício tão infinito, reclama nossa mais estrita obediência, nosso amor mais santificado, nossa ilimitada fé. …Em tempos antigos Deus falava aos homens por boca dos Profetas e apóstolos. Hoje em dia lhes fala pelos Testemunhos de Seu Espírito. Jamais houve tempo em que Deus instruísse Seu povo mais fervorosamente do que os instrui hoje, acerca de Sua vontade e do procedimento que ele deseja que sigam”. (Testemunhos Seletos, vol. I, pp. 485-488).
C. Se as mensagens inspiradas não são consideradas, o Espírito é excluída da alma.
“Os testemunhos do Espírito de Deus são dados para dirigir os homens a Sua Palavra, que tem sido negligenciada. Ora, se suas mensagens não são ouvidas, o Espírito Santo é excluído da alma.Que outro meio tem Deus em reserva para atingir os errantes, e mostrar-lhe sua verdadeira condição?” (Mensagens escolhidas, vol. 1, p. 46).
Conclusão
A importante obra de transformação e mudança de nossa natureza pecaminosa é feita por Cristo por intermédio do poder habitador do Espírito Santo que usa a Palavra Inspirada para impressionar nossos sentidos com a verdade.
Essa obra de transformação é tão essencial a nossa salvação como foi a obra redentiva de Cristo feita por nós na Cruz.
Ao ler a palavra inspirada, abrimos a porta para Cristo operar em nós por meio do Espírito Santo. Ao fechar nossa mente às mensagens inspiradas excluímos o Espírito da alma.
Hoje, você abrirá novamente seu coração ao Espírito Santo a fim de que seu caráter possa ser transformado à semelhança de Cristo?