Daniel Oscar Plenc

Judas: Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O Diabo já havia posto na cabeça de Judas, filho de Simão Iscariotes, a ideia de trair Jesus. (João 13:2). E, logo após o bocado, entrou nele Satanás. Disse-lhe, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. (João 13:27).

O que Jesus quis dizer quando falou do pecado contra o Espírito Santo em Mateus 12:31 -32? Ellen White comenta sobre esse assunto desta maneira: Os fariseus atribuíram influencias satânicas ao poder de Deus, manifestando isso nas obras de Cristo. Deste modo, pecaram contra o Espírito Santo. Obstinados, sombrios e duos de coração, decidiram fechar os olhos a toda e qualquer evidencia, e assim cometeram o pecado imperdoável (Review and Herald, 18 de Janeiro de 1898, em Comentário Bíblico Adventista 5:1067). A aplicação espiritual transcende a experiência dos fariseus. Nos nossos dias, os homens se têm colocado onde são completamente incapacitados para preencher as condições de arrependimento e confissão; portanto não podem encontrar misericórdia e perdão. O pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo não se consuma em qualquer palavra ou ação súbita, mas na firme e determinada resistência contra a verdade e a evidencia (MS 30, 1890, em Comentário Bíblico Adventista, 5:1068). Sua tese principal se adverte nas seguintes palavras: Ninguém necessita considerar o pecado contra o Espírito Santo como algo misterioso e indefinido. O pecado contra o Espírito Santo é o pecado de uma rejeição persistente a responder ao convite de arrependimento. (Review and Herald, 29 de Junho de 1897 em A Fin de Conocerle, p. 245). A manifestação mais comum do pecado contra o Espírito Santo se baseia em ignorar constantemente o convite do Céu e se arrepender. (O Desejado de Todas as Nações, PP. 291 – 292).

Diante de uma consulta definida sobre este pecado, Ellen White escreveu uma carta pessoal com pensamentos iluminadores e consoladores sobre este tema. Irmão P, você me pergunta se já cometeu o pecado imperdoável. Então te digo que não vejo a menos evidencia de que seja este o caso. Do que consiste o pecado contra o Espírito Santo? Em atribuir a Satanás a obra do Espírito Santo… É por meio do Seu espírito que Deus opera no coração humano; e quando os homens rejeitam voluntariamente ao Espírito, e declaram que são de Satanás, cortam o meio pela qual Deus usa para comunicar-se com eles. Ao negarem a Deus, apagam a luz que havia resplandecido em seus corações, e como resultado são desejados nas trevas. Meu irmão, o Espírito te convida hoje. Escute a Jesus com todo o seu coração. Arrependa-se de seus pecados, faça a sua confissão à Deus e abandone toda a sua iniquidade. “Olhem para mim e serão salvos” (Isa. 45:22), este é o sei misericordioso convite. (Joyas de Los Testimonios 2:265 – 266). Em síntese, o pecado contra o Espírito Santo é:

a) Persistir na impertinência;

b) Rejeitar permanentemente e definitivamente ao Espírito Santo, que convence do pecado e guia na verdade (João 16:8 – 13);

c) Não confessar o pecado e nem desejar o perdão;

d) Atribuir a Satanás a obra do Espírito Santo.