Este ano comemora-se 125 anos de Caminho a Cristo; o livro religioso mais impresso e traduzido de Ellen G. White, que teve como principal objetivo alcançar milhares de pessoas com a sua mensagem de esperança e consagração. A história deste livro, prova que ao entregarmos nossos projetos nas mãos de Deus, Ele cumpre a promessa de realizar grandes coisas em Seu nome.
Em 1888 na conferência geral da igreja Adventista, começara um novo momento para a pregação do evangelho, onde a vida cristã de entrega completa a Deus, seria o foco central de todos os projetos da igreja; dessa forma, foi solicitado à Ellen G. White, que produzisse um pequeno livro, com a mensagem do convite de Deus aos nossos corações, a entregar-nos completamente a Ele, a fim de que Ele cumpra em nossa vida Seu querer. O livro deveria conter a essência da experiência da vida Cristã, além de ser uma publicação acessível, de tal forma que fosse amplamente propagado.
Entre os anos de 1890 e 1891, a secretária de Ellen White, Mariana Davis, ocupou-se em juntar manuscritos, cartas, livros e artigos de Ellen, que abordassem o assunto sugerido, esta compilação de conteúdo, foi revisada, e acrescentada à mais passagens escritas pela mulher inspirada e conduzida por Deus, a nos trazer mensagens valiosíssimas.
Com o manuscrito pronto e bem recebido entre os ministros da igreja, a discussão agora girava em torno da melhor forma de tornar este livro popular e acessível. Assim, em julho de 1891, na convenção espiritual e educacional em Harbor Springs, o congressista G. B. Starr, sugeriu a Ellen White que o livro fosse publicado na editora evangélica Fleming Revell para que estivesse também em mãos de pessoas de outras denominações, ele seria vendido por 50 centavos de dólar.
No ano de 1892 foi publicado pela primeira vez, o livro com título “Steps to Christ” contendo 12 capítulos que davam ao leitor os passos para salvação, de maneira que o amor de Cristo por nós, demonstrado através da natureza e Sua palavra, nos fosse uma ponte sob o abismo do pecado, e através do sacrifício de Jesus fôssemos agraciados pelo perdão. O leitor compreenderia a simplicidade da salvação, e a necessidade de sinceridade ao entregarmos nossa vida completamente nas mãos do Salvador, para que tenhamos o coração consagrado e apto a fazer Sua vontade e crescer em graça.
Ellen White, que residia na Austrália nesse período, recebeu a notícia de que o livro, que se tornara best-seller, teve sete edições impressas no seu primeiro ano de publicação, ainda sem o 13º capítulo adicionado posteriormente: “O Amor de Deus”, já em 1896, período em que os direitos autorais do livro foram passados a editora adventista Review and Herald.
O livro que foi espalhado pelo mundo em dezenas de milhões de cópias, com traduções em mais de 165 línguas e dialetos, sem dúvidas, sensibilizou milhares de pessoas com sua mensagem; no Brasil já foram produzidas dois milhões, trezentas e cinquenta e nove mil, novecentas e trinta cópias até o ano atual. A obra alcançou o seu propósito de propagação em grande escala, e mais do que isso, exaltou a pessoa de Jesus, assim como a vida de Ellen White. Sua paixão por Cristo, demonstrada nos seus mais de setenta anos de ofício profético, sempre dignificou e engrandeceu o nome de Jesus.
Desde então, o livro que apresenta a essência da vida cristã, tem transformado milhares de vidas e levado pessoas a Jesus. A origem da ideia para o título deste guia tão importante, é desconhecida, mas a nossa origem fica muito bem definida ao direcionarmos nossos passos a Cristo. Quando permitimos que Deus aja em nossas vidas, cumprimos Sua lei por amor, e buscamos a guia de Sua poderosa mão em oração, para que encontremos evidências de um Deus que de fato, nos dá esperança de uma habitação celestial e livre de todo o mal.
Caminho a Cristo está hoje disponível em várias versões; ao entendermos a grandiosidade e condução divina desde o início da história dessa publicação, sentimos a necessidade de sermos agraciados pela inspiração divina também. Ao comemorarmos os 125 anos dessa bênção para a humanidade, comemoremos também a cada passo dado em direção a Cristo, que está se aproximando, e para muitos, 125 anos mais perto.