Definição e Objetivos

Os Minicentros Ellen G. White são pequenos núcleos estabelecidos para o estudo da Bíblia e dos escritos de Ellen G. White, com o propósito de fortalecer as congregações locais da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Estes centros, que possuem um acervo de materiais principalmente em português, foram idealizados para servirem às igrejas locais e às escolas da denominação, assim como o Ellen G. White Estate da Associação Geral e os 21 Centros de Pesquisas Ellen G. White espalhados ao redor do mundo que ajudam a difundir os escritos de Ellen G. White para as treze Divisões da IASD. A rede de Minicentros Ellen G. White do Brasil permitirá que a influência do Centro de Pesquisas Ellen G. White do Brasil seja transmitida, mais efetivamente, para as igrejas locais e instituições educacionais deste país.

Coordenação Geral

Toda a Rede de Minicentros Ellen G. White do Brasil está subordinada ao Centro de Pesquisas Ellen G. White do Brasil. É responsabilidade deste Centro de Pesquisas (1) encorajar o estabelecimento de novos Minicentros Ellen G. White em igrejas adventistas e escolas no Brasil; (2) definir os materiais e equipamentos básicos para esses centros; (3) credenciar os Minicentros que preencherem os requisitos básicos; (4) notificar os novos materiais a serem acrescentados aos acervos dos Minicentros; e (5) cancelar o credenciamento dos centros que não seguirem estas “Normas e Diretrizes da Rede de Minicentros Ellen G. White do Brasil”, ou que não manifestarem um espírito de lealdade doutrinária e ética para com a IASD e sua liderança.

O website do Centro de Pesquisas Ellen G. White do Brasil (www.centrowhite.org.br) exibirá e manterá atualizado (1) estas “Normas e Diretrizes da Rede de Minicentros Ellen G. White do Brasil”; (2) a lista oficial dos Minicentros Ellen G. White reconhecidos pelo Centro de Pesquisas E. G. White do Brasil, incluindo o endereço completo de cada um; e (3) uma lista de novos materiais que deverão ser acrescentados ao acervo de cada centro.

Promoção e apoio

Essencial ao desenvolvimento da Rede de Minicentros Ellen G. White do Brasil é o apoio administrativo do Departamento Ministerial, do Departamento de Educação e do Coordenador do Espírito de Profecia, em todos os níveis da estrutura organizacional: Divisão Sul-Americana, Uniões e Associações/Missões, bem como a liderança das igrejas locais e escolas.

A abertura de Minicentros Ellen G. White certamente beneficiará a IASD no Brasil de várias formas. Sob fortes influências do existencialismo, do pluralismo e do ecumenismo, muitos membros estão perdendo sua identidade adventista. Esses Minicentros proverão a oportunidade para que os membros da Igreja fortaleçam sua fé e seu conhecimento da Palavra de Deus.

Este é um tempo em que os membros de nossas igrejas estão sendo fortemente sacudidos pelos ventos de falsas doutrinas (Efésios 4:14) e pelas tempestades de todo tipo de críticas à Igreja. Tais desafios aumentarão cada vez mais à medida que nos aproximarmos do fim deste mundo. O estabelecimento de um Minicentro Ellen G. White ajudará os membros de nossas igrejas a melhor se prepararem para enfrentarem essas dificuldades, e para responderam de forma mais convincente àqueles que indagarem sobre a razão de sua fé e esperança (I Pedro 3:15).