“Alguns irmãos de minha igreja estão orando em nome do Espírito Santo. Ao final da oração, eles falam ‘em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’. Eu ouvi alguns pastores falarem que se deve orar em nome de Cristo. Isso tem me incomodado! Afinal, em nome de quem se deve orar?”

 

Cristo orava sempre e exclusivamente ao Seu Pai (Mt 11:25 e 26; 26:39, 42; Lc 23:34, 46; Jo 12:27 e 28; 17:1-26). Quando indagado por Seus discípulos a respeito de como deveriam orar, Ele os ensinou a também se dirigirem diretamente ao Pai (ver Lc 11:1-4; Mt 6:5-13). Mas, além disso, os discípulos foram instruídos a orarem ao Pai, em nome de Cristo. Em João 15:16 o próprio Cristo afirmou: “…a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vo-lo conceda.” E João 16:23 complementa essas palavras com a declaração: “Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes alguma coisa ao Pai, Ele vo-la concederá em Meu nome.”

Mas as orientações de que devemos nos dirigir ao Pai em nome de Cristo não excluem a possibilidade de também orarmos diretamente a Cristo. Em João 14:13 e 14 o próprio Cristo fala de “pedirdes em Meu nome” e de “Me pedirdes”. Assim, não é de se surpreender que Estêvão haja orado: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!” (At 7:59), e que a última oração das Escrituras seja: “Amém. Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22:20). Mas essa possibilidade só é aceitável pelo fato de Cristo ser plenamente Deus e digno de adoração (Cl 2:9; Fp 2:10 e 11).

A fórmula trinitária batismal “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” não se encontra em nenhum lugar na Bíblia e nem no Espírito de Profecia sendo usadas para terminar uma prece, uma oração. Portanto, devemos utilizar às que nos foram reveladas e indicadas por Jesus no Evangelho de João. (Jo 14-16)

Romanos 8:26: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.
A oração deve ser como regra dirigida ao Pai, em nome de Jesus, contando com a intercessão do Espírito Santo ao nosso favor.