Jesus era bonito?

Quando falamos sobre a beleza de Cristo precisamos levar em conta que a percepção de estética atualmente e de dois mil anos atrás é consideravelmente diferente. O povo judeu esperava que o Messias viesse como um rei, e certamente tinham certas expectativas quando a um perfil e até mesmo aparência. A Bíblia apresenta em Isaías 53:2, uma profecia messiânica, onde o povo declarava que o Senhor “não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. O que nos leva a entender que, para o padrão da época, Jesus não atendeu as expectativas e sua aparência não chamava a atenção das pessoas.

No livro Desejado de Todas a Nações, Ellen White escreveu que “Jesus Se propôs que nenhuma atração de natureza terrena levasse homens ao Seu lado. Unicamente a beleza da verdade celeste devia atrair os que O seguissem. O caráter do Messias fora desde há muito predito na profecia, e era Seu desejo que os homens O aceitassem em razão do testemunho da Palavra de Deus” (p. 23). Tal como fora profetizado, Jesus seria rejeitado por seu povo: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” João 1:11, ao passo que ninguém deveria vir a ele por ter uma aparência formosa, mas por reconhecer em Cristo a “fonte de todas as bênçãos” (DTN, 250).

Logo, podemos sugerir que segundo nosso padrão de estética Ele provavelmente não era bonito, e embora não possamos afirmar que era um homem feio, sua aparência não era de chamar tanta atenção. Uma coisa temos certeza, Sua majestosa presença salvífica certamente atraía multidões. E é isso que deve nos aproximar cada dia do Mestre.

Centro de Pesquisas Ellen G. White Brasil