1879 – Deu entrada no Brasil, através do porto de Itajaí, SC, o primeiro pacote de literatura adventista que continha 10 exemplares do periódico Stimme der Warheit (Voz da Verdade), publicado em Battle Creek, Estados Unidos.

1884 – Um alemão por nome Dresler, professor primário em Brusque, SC, resolveu voluntariamente tomar sobre si o encargo de pagar e distribuir toda publicação adventista que lhe chegasse às mãos. Ele não era adventista e sua conduta até pouco recomendável, pois era um alcóolatra.

1887 – Guilherme Belz, residente em Gaspar Alto, SC, deparou-se com o livro Gedanken über das Buch Daniel (Comentários sobre o Livro de Daniel) de Urias Smith.

1890 – Em princípios desse ano Guilherme Belz e família, seguidos por vários vizinhos, inclusive as famílias Olm, Look e Thrun, decidiram guardar o sábado, mesmo sem conhecer qualquer adventista.

1893 – Chega ao Brasil, desembarcando em São Paulo, o primeiro missionário designado pela Associação Geral da IASD, o colportor Albert B. Stauffer.

1894 – Chega ao Brasil, desembarcando no Rio de Janeiro, o segundo missionário adventista, o colportor W. H. Thurston acompanhado da esposa, vindos dos Estados Unidos. Sua missão era estabelecer naquela cidade um depósito de livros denominacionais para suprir as necessidades da colportagem local.

1895 –
 Em abril desse ano o Pr. Francisco H. Westphal realizou o primeiro batismo de conversos adventistas no Brasil, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. O segundo batismo ocorreu em Rio Claro, no mesmo Estado. Depois houve outros batismos em Indaiatuba, Brusque e Gaspar Alto, esses dois últimos em Santa Catarina. Chega ao Brasil o primeiro pastor, por nome Huldreich Graf. Criada a Missão Brasileira da IASD e organizada a primeira igreja no Rio de Janeiro. No dia 14 de dezembro, o Pr. Graf realiza um batismo de 23 pessoas em Santa Maria do Jetibá, ES.

1896 – Nesse ano foi organizada a Igreja Adventista de Gaspar Alto, SC, sob a supervisão do Pr. Huldreich Graf. Em 1º de julho passou a funcionar em Curitiba, PR, o primeiro educandário adventista, Colégio Internacional de Curitiba, dirigido pelo Prof. Vicente Schmidt e logo a seguir pelo Prof. Guilherme Stein Jr. Chega ao Brasil o segundo pastor, Frederico W. Spies, vindo da Alemanha, onde havia sido Diretor de Colportagem.

1897 – Em 15 de outubro foi estabelecida uma escola missionária adventista em Gaspar Alto, SC, iniciada pelo Prof. Guilherme Stein Jr.

1900 – Inicia-se no Rio de Janeiro a publicação da mensagem adventista em língua portuguesa com a edição da revista O Arauto da Verdade; em 1913 passou a se chamar Sinais dos Tempos, e em 1923 O Atalaia.

1902 – A Missão Brasileira da IASD passa a ser Associação Brasil (atual associação Rio de Janeiro, que foi reorganizada em 1951, em 1980 e em 1998) com 15 igrejas e 860 membros.

1903 – Uma segunda escola missionária foi fundada em Taquarí, RS, tendo como seu primeiro diretor o Prof. Emílio Schenk.

1905 – Com o nome de “Sociedade Internacional de Tratados no Brasil,” a tipografia em Taquari, Rio Grande do Sul, inicia sua produção.

1906 – Inicia-se a publicação da Revista Trimestral (erroneamente chamada Trimensal). Em 1908 foi substituída pela Revista Mensal, e de 1931 em diante passou a denominar-se Revista Adventista. Funda-se as seguintes associações e missões da IASD: Associação Sul-Riograndense é composta de seis igrejas e 444 membros, enquanto que Associação Paraná-Santa Catarina tem 12 igrejas e 427 membros. A Missão Paulista é composta de apenas uma igreja com 23 membros e a Missão Norte tem três igrejas com 176 membros.

1907 – Transfere-se para Santo André, São Paulo, próximo à estação de São Bernardo, a tipografia adventista de Taquari, que mais tarde passou a se chamar “Casa Publicadora Brasileira.”

1908 – Chegam da Alemanha para a Casa Publicadora dois prelos movidos com motor a gasolina.

1910 – Em face de novos e mais abarcantes planos, e também devido a não estar bem localizada, a IASD decidiu fechar a escola de Taquari. É estabelecida a Associação Espírito-Santense, que foi reorganizada em 1955 e 1980.

1911 –
 É organizada a União Brasileira com sete campos, 68 igrejas e 1.550 membros.

1915 –
 É fundado o Colégio Adventista Brasileiro, hoje Instituto Adventista de Ensino – Campus 1 (IAE- C1).

1919 – É organizada duas uniões no Brasil: a Sul e Este. A Missão Bahia é composta de uma igreja com 91 membros.

1920 – É ordenado ao ministério o primeiro pastor evangelista brasileiro, Pr. José Amador dos Reis. O Brasil já tem 12 campos, 68 igrejas e 3.571 membros.

1921 – Estabelecida a Missão Mato-Grossense com cinco membros.

1922 – No então Colégio Adventista gradua-se a primeira turma de formandos do seminário de Teologia. É fundada a Associação Paulista com 750 membros. No país existe 84 igrejas e 7.015 membros.

1924 – O Pr. J. Berger Johnson, então gerente da Casa Publicadora Brasileira, realizou no dia 29 de novembro o batismo dos primeiros conversos no Estado de Goiás.

1927
– Fundada a Associação Brasil Central da IASD.

1928 – Iniciou-se o trabalho entre os indígenas carajás, na missão do Rio Araguaia, pelo Pr. A. N. Allen. Funda-se o Ginásio Adventista de Taquara, hoje Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), no Rio Grande do Sul.

1931 – No vasto Amazonas a lancha médico-missionária “Luzeiro I”, pilotada pelo missionário Leo B. Halliwell, iniciou o grande trabalho filantrópico da região.

1932 – Organizada a Missão Nordeste da IASD.

1936 – Organiza-se a União Norte-Brasileira da IASD, com a Missão Costa-Norte. Foi estabelecida a Fábrica de Produtos Alimentícios Superbom, anexo ao Colégio Adventista Brasileiro.

1937 – A União Norte Brasileira da IASD é organizada com três igrejas e 226 membros.

1939 – Inicia-se a publicação da revista Vida e Saúde. O Dr. Antônio Alves de Miranda passou a dirigir uma pequena clínica, estabelecida na capital de São Paulo, sob o nome de Sanatório Boa Vista, precursor do Hospital Adventista de São Paulo. Foi fundado o Instituto Teológico Adventista, hoje Instituto Petropolitano Adventista de Ensino (IPAE), em Petrópolis, RJ.

1940 –
 O Brasil já conta com 11 campos, 106 igrejas e 13.849 membros. A Associação Baixo-Amazonas, bem como a Missão Central Amazonas e Federação Sul-Paranaense da IASD são organizadas.

1942 – Funda-se em São Paulo a Casa de Saúde Liberdade, hoje Hospital Adventista de São Paulo (HASP). A Clínica de Repouso White foi estabelecida no Rio de Janeiro, sob a direção do Dr. Chester S. Schneider, sendo substituída, em 1948, pelo moderno Hospital Adventista Silvestre (HAS).

1943 – Funda-se o Educandário Nordestino Adventista (ENA), em Belém de Maria, PE. O programa de “A Voz da Profecia” começa a ser irradiado através de 17 emissoras, sob a direção do Pr. Roberto M. Rabello.

1947 – Funda-se, em Butiá, PR, o Ginásio Adventista Paranaense, hoje Instituto Adventista Paranense (IAP), transferido posteriormente para Curitiba e anos mais tarde para o município de Ivatuba, PR, onde está atualmente.

1948 – Iniciou-se o curso de enfermeiro-padioleiro, sob o comando de Pr. Domingos Peixoto da Silva, então Secretário da Liberdade Religiosa e Deveres Cívicos para o Brasil. Estabelecido o Hospital Adventista Silvestre no Rio de Janeiro.

1949 –
 Em Santo Amaro, SP, foi estabelecido o “Lar da Velhice”. No município de Sumaré, próximo de Campinas, interior de São Paulo, começou a funcionar o Ginásio Adventista Campineiro, hoje Instituto Adventista São Paulo (IASP).

1950 – Na capital do estado do Pará, Belém, começa a funcionar o Hospital Adventista de Belém (HAB). Sob a direção do Dr. Edgar Bentes Rodrigues, teve início a Clínica Adventista de Mato Grosso, depois conhecida como Hospital Adventista do Pênfigo, e hoje como Hospital Adventista de Campo Grande, na cidade de Campo Grande. O país conta com 106 igrejas divididas entre 13 campos, e 13.849 membros. A 3 de dezembro inicia-se o programa evangelístico de televisão “Fé para Hoje”.

1953 – Surge a revista Nosso Amiguinho, destinada ao público infanto-juvenil.

1955 – Fundada a Associação Minas Gerais da IASD, que foi reorganizada em 1968, 1980 e 1983.

1956 – Realiza-se o primeiro congresso Sul-Americano da Juventude Adventista no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, RJ. Comemorou-se ali o 40º aniversário da Divisão Sul-Americana da IASD.

1957 – Com a divisão da Associação Paraná-Santa Catarina surge a Missão
Catarinense, com sede em Florianópolis, hoje chamada Federação Catarinense da IASD.

1958 – É lançada a revista Mocidade para os jovens brasileiros.

1960 – O Brasil passa da casa dos 59 mil membros divididos entre 279 igrejas.

1961 – É fundado o primeiro Clube de Desbravadores do Brasil, na cidade de Ribeirão Preto, SP, bem como o Instituto Adventista Grão-Pará em Belém, PA.

1962 – O programa evangelístico “Fé para Hoje” passa a ser transmitido pela TV em São Paulo, sob a direção do Pr. Alcides Campolongo.

1963 – É fundado o Educandário Espírito-Santense Adventista (EDESSA), no município de Colatina, ES. Inaugurado o primeiro templo no Distrito Federal, em Taguatinga.

1968 –
 É doado pelo INCRA área para o estabelecimento do Instituto Adventista Agro-Industrial da Amazônia Ocidental, em Mirante da Serra, RO.

1969 – Começa a funcionar a Faculdade Adventista de Enfermagem (FAE), no IAE, SP.

1970 – Com 15 campos e 554 igrejas o país chega a 150.580 membros.

1972 – Em julho desse ano é fundado o Lar Infantil Neanderthal, em Hortolândia, SP.

1973 – Inicia-se a programação radiofônica “Uma Luz no Caminho”, sob a orientação do Pr. Paulo Sarli. Começa a funcionar a Faculdade Adventista de Educação (FAED), no IAE, SP.

1974 –
 É fundado o Instituto Adventista Agro-Industrial (IAAI), em Manaus, AM.

1975 – O Centro Educacional Ilustrado (CEI) inaugura sua sede em Santo Amaro, SP.

1976 – Inaugurada em Brasília, no dia 22 de junho, a nova sede da Divisão Sul-Americana da IASD, transferida de Montevidéu, Uruguai, para o Brasil.

1977 –
Fundação da Clínica Médica Adventista em Manaus, bem como a formação do Grupo Hospitalar Adventista do Brasil (GHAB). Aquisição pela Golden Cross do Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, incorporado ao GHBA.

1978 – Com a divisão da Associação Paulista da IASD em dois campos, são fundadas as Associações Paulista Oeste e Paulista Leste. Inauguração do edifício do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT) no IAE-SP. Em março desse ano, o Lar Adventista Paul Harris de Apucarana, PR, começa suas atividades, bem como o Hospital Adventista de Manaus. O Instituto Adventista Transamazônico Agro-Industrial foi inaugurado.

1979 – Foi fundado o Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE), no Estado da Bahia. Com a divisão da Missão Mato-Grossense da IASD, surge a nova Missão Mato-Grossense em Cuiabá, na União Sul-Brasileira.

1980 – Com a divisão da Missão Central-Amazonas da IASD, surge a Missão Amazônica Ocidental, com sede em Porto Velho, Rondônia, na União Norte-Brasileira. Estabelecido o Colégio Adventista de Salvador. Aquisição do Hospital Santa Mônica, Belo Horizonte e da Clínica Adventista de Terapia Natural, (São Roque) em Ibiúna, SP, ambos incorporados ao GHBA.

1981 – Estabelecimento do programa de mestrado em Teologia pelo Seminário Adventista Latino-Americano (SALT), do IAE/SP (Reitor: Dr. Mário Veloso), junto a Divisão Sul-Americana, bem como do Instituto Adventista do Nordeste. É fundado o Instituto Adventista Brasil Central, próximo à cidade de Anápolis, GO. Aquisição do terreno para a construção do Instituto Adventista Catarinense, entre as cidades de Blumenau e Joinville, no Estado de Santa Catarina.

1982 – Inicia-se a transmissão do programa de TV “Encontro com a Vida” com o Pr. Roberto Conrad. Inauguração do Hospital Adventista de Vitória, incorporado ao GHBA. A Federação Paulista Leste da IASD é fundada.

1983 – O Hospital Adventista Silvestre inaugura novas instalações para os setores de dietética e administração. Enquanto a compra da fazenda para o novo IAE é feita, é estabelecido o Instituto Adventista de Ensino de Minas Gerais (IAEMG). As missões Brasil Central e Catarinense adquirem novo status, passando a Associações. A Associação Paulista Leste da IASD é dividida em Leste e Sul.

1984 –
 Iniciada a execução do projeto da nova Casa Publicadora Brasileira, bem como é lançada a pedra fundamental no Novo IAE, em Artur Nogueira, SP. Missão Mato-Grossense ganha novo prédio para acomodar a administração do campo. Realizado, em Foz do Iguaçú, o I Campori Sul-Americano de Desbravadores, com a presença de 3.500 desbravadores de oito países, e o I Congresso da Associação Ministerial Feminina (AFAM) de Porto Alegre, RS. Dos 52% dos brasileiros que já ouviram falar nos adventistas mais da metade desconhece inteiramente a sua mensagem.

1985 – É inaugurado o Instituto Adventista Brasil Central (IABC).

1986 – Reorganizada a União Sul Brasileira da IASD, que se dividiu formando a União Central Brasileira.

1987 – Com a presença de representantes da Associação Geral da IASD, foi fundado no IAE o “Centro de Pesquisas Ellen G. White”.

1988 – Organizada a Missão Maranhense, bem como a Missão Sergipe-Alagoas. Cursos de Letras e Ciências são acrescidos à Faculdade de Educação. No primeiro ano do Centro de Produção Artística (CPA/IASP) 57.919 pessoas foram atingidas através de concertos, semanas de oração, concílios, cultos, programas jovens, congressos, vigílias e acampamentos, e como resultado 1.140 não adventistas pediram estudos bíblicos.

1989 – Divisão da Associação Paulista Oeste da IASD em duas: Paulista Oeste e Paulista Central.

1990 – Compra de uma grande lancha para o trabalho missionário no Rio Purús, da Missão Central Amazonas.

1991 – Divisão da Federação Paulista Sul da IASD em duas: Paulistana e Paulista Sul. Em 3 de novembro é lançado o programa de televisão “Está Escrito” na Rede Bandeirantes. Os adventistas são em número de 706.409.

1992 –
 Organizada a Associação de Obreiros Jubilados Adventistas de Hortolândia (AJAH), com sede própria à partir de agosto. A Missão Global penetra em 1.200 novas áreas no Brasil.

1993 – O programa “Revive” na praia de Camburi em Vitória, ES, tem audiência em média de 15 mil por noite.

1994 – Estabelecida a Federação Planalto Central da IASD, com sede administrativa em Brasília, DF.

1995 – Criado o Sistema Adventista de Comunicação (SISAC).

1996 –
 Fundada a União Nordeste Brasileira da IASD, bem como a Missão Ocidental Sul Riograndense. Celebração do centenário da educação adventista. Inaugurada a nova sede do SISAC em Nova Friburgo, RJ.

1997 –
 Número de Adventistas nas Uniões Brasileiras: Central – 11.817; Este – 8.652; Nordeste – 15.937; Norte – 18.460; Sul – 7.671. Inauguração do Centro Adventista de Vida Saudável (CAVS) em Nova Friburgo, RJ, bem como da Clínica Médica em Porto Alegre.

1998 –
 Realizada a primeira defesa pública, pelo Pr. Luiz Nunes, de tese doutoral pelo SALT, bem como o I Simpósio da Memória Adventista no Brasil com o tema “História do IAE-Ct, 15 anos”, ambos no IAE- C2. O Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS) comemora 70 anos. O número de adventistas no Brasil chega a 882.352.

1999 –
 Reorganizada a Missão Nordeste Brasileira da IASD, composta agora pelos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, criando a Associação Bahia Sul, e a Associação Pernambucana. 50 anos do Instituto Adventista de Ensino (IASP). Conferido pelo MEC ao Instituto Adventista de Ensino o status de “Centro Universitário”, com sede no IAE – Campus 1, em São Paulo.

2000 – Centenário da Casa Publicadora Brasileira.

 

Cronologia dos Principais Eventos da Igreja Adventista no Brasil

Tabela 1.3 Cronologia do Movimento Millerita entre 1840 e março-1844

 

20 de março de 1840 Data do primeiro periódico do movimento The Signs of the Times sob responsabilidade de Himes.
Primavera 1840 Miller prega em Watertown, MS, Portland, Me, e faz o primeiro sermão em New York City.
Outubro 1840 Organizado em Boston a primeira reunião com os líderes do movimento adventista e se estabelece unia Associação, com Henry Dana Ward- presidente.

Miller esteve ausente por estar enfermo.

Fim do ano 1840 Miller prega novamente no Estado de New York, segue para Boston e depois para Providence, R.I.
Verão de 1841 Josiah Litch prega na Conferência Anual da Igreja Metodista Episcopal. Henry Dana Ward e Henry Jones pregam em New York City e estabelecem um periódico The Second Advent Witness. Vários pregadores são recrutados para atender os diversos convites, entre ele Joseph Bates.
15-17 Junho de 1841 Grande conferência em Lowell, Ms. Votado cerca de S para a pregação e o coletado foi $649,04.
12-14 Outubro de 1841 Segunda grande conferência em Portland, Me, grande presença de adventistas c muitos novos participantes.
18 de Outubro 1841 Miller volta a Low Hampton e encontra Josiah Litch.
25 de Outubro 1841 Terceira grande conferência. no Broadway Tabernacule, em New York City. Evento registrado no New York Tribune de 27/out.
Dezembro de 1841 Ward escreve no Signs of the Times contrário à possibilidade de se marcar a data da volta de Cristo. Litch prega três semanas em Newark. NJ. e. por convite, vai pregar cm Philadelphia, Pa, onde se organiza urna pequena comunidade de crentes. Miller pregar em New York e New Hampshire.
Fevereiro de 1842 Miller prega cm Sandy Hall. NY. onde uni importante advogado H.B. Northop. dá um testemunho favorável à mensagem de Miller.
Primavera 1842 Miller prega cm Worcester, Mass, c cm Hartford, Conn, onde um Jornal local noticia a pregação de Miller tendo atraído entre 1500 e 200 pessoas.
Maio 1842 Intensificação da pregação cm New York City, feita por Apollo Halle, na Broadway, e também por Miller e Himes. A aceitação da mensagem foi lenta. Em Boston, Charles Fitch faz uma série de palestras no Melodeon. c exibe pela primeira vez seu diagrama profético. com os símbolos de Daniel e Apocalipse e suas explicações.
29 de Junho 1842 São feitas reuniões campais de adventistas em vários Estados.
Verão de 1842 Construção de uma tenda móvel denominada”Tabernacle”, com capacidade para 4000 pessoas, foi inaugurado em Concord. NH. Seguiram reuniões em Albany, NY, Chicopce Falls e Salem, Mass, Benson, Vt e Newark, NJ.
Novembro 1842 Nova pregação em Newark, NJ e depois em New York City, onde Miller, junto com George Storrs conduzem serviços de pregação na Madison Street. Apollos Hale também prega na cidade. Himcs faz uma publicação ali em New York City denominada “The Miclnight Cry”. Miller ainda faz uma série de pregações em New Haven, Conn.
1842-43 Cresce o número de pregadores adventistas.
Dezembro de 1842 Miller elabora 16 pontos com suas crenças pessoais.
1843 Charles Fitch prega a mensagem em Ohio, e inclusive no Oberlin Institute.
Início de 1843 Miller faz novas viagens de pregação em: Waterford, NY c Bennington, Vt e Philadelphia. Nesta cidade, é organizado um novo periódico com mensagens milleritas. Josiah Litch vai a Washington, e ele e Miller pregam na Navy

 

 

Tabela 1.4 Cronologia dos Eventos Entre março – outubro de 1844
Verão Acirramento das tensões entre Adventistas e suas igrejas de origem faz a maior parte formar um corpo separado de crentes.
Abril Miller faz uma turnê de encorajamento pelas cidades do “oeste”, visitando Rochester, Buffalo, Toronto, Akron e Cincinnati.
Maio Encontro anual em Boston, Miller confessa sua decepção e confusão, mas expressa também sua confiança no evento.
12 de agosto Reunião campal de adventistas em Exeter. NH. Samuel Snow apresenta a ideia de que Jesus viria em 22 de outubro de 1844, pois este seria o décimo dia do sétimo mês, que correspondia no cerimonial judaico ao dia da expiação.
22 de agosto Samuel Snow publica no True Midnight Cry seu cálculo profético
24 de setembro George Storrs no Bible Examiner publica um posicionamento favorável ao cálculo de Snow
6 de outubro Miller e Himes concordam com a ideia de Snow.
14 de outubro Falecimento de Charles Fitch.
19 de outubro Encerramento das atividades de publicação do The Signs of the Times.
22 de outubro Dia da Grande Expectativa, depois conhecido como a Grande Decepção.

 

 

Tabela 2.1 Cronologia dos Movimentos Adventismo Sabatistas entre 1844 e 1850
23/ outubro / 1844 Hiram Edson em Port Gibson, NY, tem um insight de que a profecia das 2300 tardes e manhãs se refere a passagem de Cristo do Santo para o Santíssimo.
Dezembro / 1844 Ellen Harmon tem uma visão em um grupo de 60 adventistas reunidos em Portland, Me.
28 fevereiro 1845 Thomas Preble, escreve a respeito do sábado no Hope of lsrael, editado em Portland Maine.
Primavera de 1845 Turner e Halle – apresentam o conceito da Porta Fechada. Alguns ainda esperam a volta de Jesus para este ano, posição inicial de James White, posteriormente abandonada
Abril /1845

1845

Conferência em Albany, NY, com todos os líderes milleritas

James White e Bates fazem diversas viagens para visitar os adventistas dispersos.

1845 Primeira publicação das conclusões de Edson e Croisier sobre o santuário celestial
7 fevereiro 1846 Hiram Edson, O. Crosier, e Franklin Hahn, apresentam as conclusões dos seus estudos sobre o santuário celestial no Day-Dawn, de Canandaigua e no Day-Star de Cincinnati.
Início de 1846 Joseph Bates escreve um livreto sobre a importância do Sábados chamado The Seventh Day Sabbath, A Pereptual Sign
1846 Ellen Harmon encontra com Joseph Bates New em Bedford, Mass, e tem uma visão em que vê no santuário celestial a lei de Deus, com um brilho especial no quarto mandamento.
30/agosto/ 1846 Ellen Harmon se casa com James White e na ocasião tem uma visão sobre astros que impressiona a Joseph Bates.
1847 Segunda edição Bates acrescenta a visão profética do sábado, no qual vê a não observância como a marca da besta, da terceira mensagem angélica.
1847 James e Ellen White desenvolvem um trabalho em Maine e Massachussets.
Primavera / 1847 James White publica A Word to the I,ittle Flock, contendo a primeira visão de Ellen White já publicada, e outras visões subsequentes.
1848 Série de fanatismo entre os milleritas, em grande parte por manifestações de mesmerismo e devido aos acontecimentos políticos na Europa
20-24 abril/1848 1a. Conferência Sabática em Rocky Hill. Conn. – Dois líderes Joseph Bates e James White falam respectivamente sobre sábado e lei e o significado da terceira mensagem angélica.
18 agosto/ 1848 2a. Conferência Sabática em Volney, NY – Destaca-se o encontro de Hiram Edson, com Bates e White e os temas analisados são o sábado e a parábola das Dez Virgens segundo Mateus.
27-28 agosto /1848 3a. Conferência Sabática em Port Gibson, NY. – Estudado a experiência de Hiram Edson e o significado do santuário celestial.
8-9 setembro / 1848 4a. Conferência Sabática em Rocky Hill, Conn. – Discute-se alguns aspectos de crescimento do movimento sabatista.
20-22 outubro / 1848 5a. Conferência Sabática em Topsham, Me. – Trabalho consolidado no Maine. Discussão da publicação de um jornal, mas esbarra na falta de dinheiro.
18 novembro / 1848 6a. Conferência Sabática em Dorchester, Mass., Ellen White apresenta visão. Aprofunda-se a discussão sobre o estabelecimento do jornal.
1848 Ellen White escreve sobre os malefícios do fumo, chá e café.
Janeiro/ 1849 Joseph Bates escreve A Seal of Living of God, exaltando o sábado como o sinal do verdadeiro crente.
Julho /1849 Publicado o exemplar do Present Truth em Middletown, Conn.
Entre 1849-1851 A sede da publicação adventista passa por diversas localidades devido às mudanças constantes do casal White.
1850 J.N. Andrews escreve artigos sobre o santuário e os Estados Unidos na profecia.
1850 Em um estudo sobre o santuário celestial, Joseph Bates sustenta que a volta de Cristo seria no outono de 1851.
1850 Ellen White escreve desencorajando os adventistas sabatistas a tentarem marcar qualquer data da volta de Cristo.

 

 

Tabela 2.3 – Cronologia dos Eventos entre 1851-1863
Setembro de 1850 Case publica a ideia da união da igreja com o estado e aplicação da obediência à força.
Dezembro de 1850 Nichols produz um novo Diagrama Profético.
Início de 1851 Organizadas as primeiras igrejas individualmente.
Entre 1851 – 1853 Nichols produz uma série de artigos sobre a interpretação profética de Apocalipse 13-17
1851

1852

Publicado Experiences and Views de Ellen White Reunião em Ballston, NY, propõe o desenvolvimento de uma nova revista a Youth ‘s Instructor.
Entre 1851 – 1855

1852/3-

1852

James White não publica as visões da esposa na Review and Herald.

Lançada a primeira lição da Escola Sabatina, uma revista doutrinária.

Lançado o segundo hinário dos adventistas sabatistas por James White, intitulado, Hymns for Second Advent Believers Who Observe the Sabbath of the Lord.

Março de 1852 Holt publica a ideia na Review and Herald que no Milênio a Terra fica desolada.
Outono de 1853 Ellen White envia um testemunho aos opositores de NY e Nova Inglaterra contra o estabelecimento da organização.
1854 Loughbourogh e Cornell organizam campanhas evangelísticas no modelo anterior – reuniões campais.
1855 Andrews publica o livro History of the Sabbath.
Dez 1855 Posição final sobre a observação do sábado de pôr do sol a pôr do sol.
1855 A Review and Herald, se muda de Rochester, NY para Battle Creek, Mich.
Entre nov. 1856 – Dez 1857 Diversos artigos referem aos adventistas sabatistas como Laodiceia (vide tópico 2. l).
1856-58 São feitas publicações em alemão, francês e holandês para alcançar os imigrantes.
Março de 1857 Um dos raros artigos que critica abertamente a política estadunidense em relação aos escravos.
1859 Andrews propõe o uso da benevolência sistemática como forma de sustento financeiro para os pregadores.
1860 Escolha oficial do nome Adventistas do Sétimo Dia.
1861 Formalizada a transferência da editora Review na Herald para a Igreja
1862 Organizada a Associação das IASD em Michigan.
1863 Organizada uma associação Geral, com representantes de NY Ohio Wisconsin Iowa e Minnesota John Byighton, eleito o primeiro presidente da Igreja.
1863 James White organiza um novo diagrama profético para a divulgação.

 

 

Tabela 3.1 – Principais Eventos da Expansão da IASD na Alemanha entre 1875-1918.
Data Evento
1875 J.N. Andrews e J. Erzberger visitam em Elberfeld, vilarejo próximo a Wuppertal, grupo de observadores do sábado. Deste encontro, um bom grupo se une formando o primeiro gupo da IASD na Alemanha
1875 Erzberger, com ajuda financeira deste grupo, vai para a Prússia Oriental em busca de observadores do sábado.
1876 Erzberger batiza 8 pesscxns em Solingen, cidade próxima a Wuppertal e estabelece a primeira Igreja Adventista na Alemanha Organizado também uma igreja em Vohwinkel.
1877 Registrado que as igrejas na Alemanha já estavam se sustentando economicamente.
1878 Erzberger trabalha no Rheinland na distribuição de folhetos e vendas de revistas.
1878-1886 Período sem missionário IASD na Alemanha: as igrejas se mantêm, apesar da ausência de apoio.
1886 Chegada de L R. Conradi, alemão convertido nos Estados Unidos, organizador do trabalho entre alemães.
1887 L.R.Conradi acompanha a visita de Ellen White às congregações na Alemanha
1888 L.R. Conradi prepara alguns materiais evangelísticos em alemão. Organiza o trabalho da Colportagem na Alemanha
1889 L.R. Conradi, com J.T.Boettcher e J.Klein, reúnem-se em Hamburg para estabelecer a sede do trabalho adventista na Alemanha
1889 Organizado uma igreja em Hamburg
1890 Organizado uma editora adventista em Hamburg para Imprimir livros em alemão.
1891 G. Perk, colportor, trabalha em Frankfurt-am-Main.
1891 O trabalho na Alemanha passa ter uma administração independente do trabalho na Suíça com a liderança de L. R. Conradi.
1891 G. Perk e Elise Plass, colportores, vendem livros em Berlin e organizam uma igreja na capital do Império.
1894 Estabelecido junto à editora em Hamburg, um centro de treinamento para missionária da Alemanha e Europa Oriental. A liderança fica a cargo do recém-chegado H.F. Schuberth
1895 Expansão da editora em Hamburg que produz 4 periódicos diferentes em alemão e em mais 14 línguas diferentes.
1895 Organizadas igrejas em Magdeburg e Konigsberg.
1895 Enviados missionários para trabalhar entre alemães no Brasil – H. Grafe e B. Inicia-se trabalho com os poloneses na época Incorporados ao Império Alemão).
1896 Desenvolvido um trabalho evangelístico no Sul da Alemanha.

Números de membros já chega a Igrejas organizadas em Essen e Bremen.

1897 G. Perk realiza o trabalho na Saxónia.
1898 Organizada a Associação da Alemanha, que inclui países da Europa Oriental. L.R. Conradi é eleito presidente.
1898 Mais missionários são enviados para o Brazil, F. Sthulmann, sua esposa e um colportor.
1899 Estabelecido em Magdeburg o Seminário de Friedensau e junto, uma fábrica de alimentos saudáveis.
1900 Organizada a igreja em Lmpzig.
1901 A Alemanha é organizada como uma união, mas ainda incorpora vários países da Europa Oriental.
1901 Junto ao Friedensau Seminar começa a funcionar a primeira clínica médica na Alemanha.
1902 Conduzido o evangelismo público em várias cidades como o esforço de vendas do livro Parábolas de Jesus, escrito por Ellen W/hlte. O esforço em Koln resulta em uma igreja.
1903 J. Ehlers e AC. Enns vão para Africa Oriental Alemã [Tanzânia]
1905 Proibida a venda de livros adventistas na Prússia.
1905 Já existem 5000 membros adventistas na Alemanha
1907 Evangelismo público em tendas alcança grande sucesso nas cidades alemãs.
1907 IASD autorizada a funcionar na Baviera.
1908 W. Ising vai para Beirute para organizar o trabalho no Oriente Médio e L.Krug segue para Jerusalém.
1909 IASD alcança 10000 membros adventistas, aumentando o número de jovens.
1912 Editora Imprime 500 mil cópias de uma edição do “Herold der Wahrheit”
1914 Problemas com a posição de não-combatentes no Exército e surgimento de um movimento de reforma dentro da IASD
1915 A igreja possui quase 17 mil membros. As instituições de Friedensau são usadas pelo governo alemão para fins militares.

 

 

Tabela 3.2 – Data e Missionário Responsável pela Inserção da IASD na Europa
País Ano Responsável pelo Estabelecimento Oficial
Portugal 1906 E. Schwantes
Espanha 1904 Walter Bond e Frank Bond J. N
França 1877 J. N. Andrews e D. T. Bourdeau J. N.
Itália 1876 J.N Andrews
Suíça 1874 J. N Andrews
Reino Unido 1878 J. Loughborough
Bélgica 1899 John Ezberger
Países Baixos 1887 L.R. Conradi
Dinamarca 1878 J.G. Matteson
Islândia 1897 David Ostlund
Noruega 1879 J. G Matteson
Suécia 1880 J. G Matteson
Alemanha* 1875 J.N Andrews e J. Erzberger
Áustria-Hungria** 1893 L.R. Conradi
Sérvia 1908 L.R Conradi, através de 4 auxiliares
Romênia 1890 L. R Conradi
Bulgária 1891 G. Wagner
Rússia 1886 L.R Conradi
* O Império Alemão inclui a Polônia

** Os países correspondentes hoje são além da Áustria e Hungria, Rep. Tcheca, Eslováquia, Croácia, Eslovênia.

 

 

Tabela 3.3 Missionário e Data da Inserção do Adventismo nas Colônias Africanas.
País Data Missionário Ponto de Origem
(Lesoto) 1898 David Kalala África do Sul
Moçambique 1931 Max Webster Malawi
Angola 1923 W H Anderson África do Sul
Rodésia 1894 Wessels e Druilad África do Sul
Niassalândia 1891 George James EUA, mas inglês
África Oriental Alemã 1903 W. Ehlers Alemanha
África Oriental Britânica 1906 Carscallen Inglaterra
Congo Belga 1921 Cristhofer EUA
Camerum 1926 W. H. Anderson África do Sul
Nigéria 1914 D.C. Babcook et alli Serra Leoa
Africa Francesa 1920 Bley e Essein Gana
Argélia 1889 Vuillemeire Europa
Egito 1901 L.R.Conradi Alemanha
Serra Leoa 1905 J.M Hyatt EUA (negro)
Libéria 1926 Helbig e Flammer Alemanha
Abissínia 1907 PN. Lindegren e J. Persson Suecos
Costa do Ouro (Gana) 1894 Rudolf e Sandford Estados Unidos
*Os seguintes países: Somália, Dijibuti, Marrocos, Tunísia, Congo Francês, Gâmbia, não estão na tabela porque até a década de 1960, ainda a IASD não havia conseguido estabelecer missões nestes países.

 

 

Tabela 3.4 – Inserção da IASD na Ásia, por país, ano e missionário.
Países Situação Política Ano Pioneiros
Filipinas Colônia dos E U A 1906 J.L. McElhany
Coréia Colónia do Japão 1904 H Kuhyia e F.E Field
Japão Livre 1896 W C. Grainger e T.H Okohira
China  Livre Livre 1901 J.N.Anderson
Indonésia Colônia da Holanda 1900 R W. Munson
Malásia Colônia da Grã-Bretanha 1911 R.P. Montegomery
Tailândia Livre 1919 E.L.Longway e F.A Pratt
Índia* Colônia da Grã-Bretanha 1895 Georgia Burrus
Indochina* * Colônia da França 1929 R H. Wentland
* Atualmente corresponde a Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh, Sri Lanka, Butão, Myamar

** Atualmente corresponde a Vietnã, Camboja e Laos.

 

 

Tabela 3.5 Inserção da IASD na América Latina e Caribe
País Ano Missionário
México 1891 S. Marchisio, Colportor
Cuba 1904 Isaiah E. Moore, enfermeiro
Jamaica 1892 L. C. Chadwick
Haiti 1905 W. Jay Tanner
República Dominicana 1908 Charles Moulton, colportor
Porto Rico 1901 A.M Fischer
Belize 1891 F.J Hutchins
Guatemala 1908 E.L. Cardey e C.A. Nowlen
Honduras 1891 F.J Hutchins
Nicarágua 1892 F.J Hutchins
El Salvador 1915 J. L Brown
Costa Rica 1902 H.L Mignott e mais três colportores
Panamá 1897 F.J. Hutchins
Guyana 1887 G.G. Ruppert
Suriname 1903 D.C Babcook
Venezuela 1907 B. F. Connerly
Colômbia 1916* Gilbert Schwerin e outros colportores
Equador 1904 Thomas H. Davis, colportor
Peru 1902 Enrique Balada, colportor
Bolívia 1907 Thomann
Chile 1894 C.A. Nowlen
Paraguai 1900 E.W. Snyder
Argentina 1892 C.A. Nowlen, E.W. Snyder e A.B. Stauffer
Uruguai 1891 C.A. Nowlen, E.W. Snyder e A.B. Stauffer
*Houve trabalhos de adventistas antes de 1895 e 1901, mas sem suporte oficial da IASD.

 

 

Tabela 4.1 – Eventos Principais da Inserção do Adventismo no Brasil até 1902
1892 Primeiro adventista oficial que passa pelo Brasil – L C. Chadwick, no Rio, por algumas semanas.
1893 Primeiro colportor da IASD chega ao Brasil, Albert Stauffer. Trabalho em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
1893 E. W. Snyder treina o imigrante alemão A. Bachmeyer na colportagem. Este vende livros IASD em alemão e inglês na região de Piracicaba e Rio Claro, SP.
1894 W. H. Thruston é enviado pela IASD para organizar um entreposto de distribuição dos livros. Localiza-se no Rio de Janeiro.
1894 Bachmeyer colportando em Santa Catarina descobre observadores do sábado na comunidade alemã em Brusque e Gaspar Alto.
Fevereiro de 1895 Pr. Westphal vem da Argentina para o Brasil, para batizar os primeiros conversos. No fim daquele ano, havia 35 membros batizados, todos de origem alemã.
Em 1895 Organizado o Campo Missionário do Brasil, e o Pr. Huldreich F. von Graf, alemão, então morando nos EUA, é enviado para liderar o trabalho no Brasil.
Em julho 1895 Organizam, formalmente, a primeira igreja do Brasil em Gaspar Alto, SC
Outubro- 1895 Organizado a igreja do Rio, com 3 membros todos estrangeiros.
Dezembro 1895 Organizada a segunda igreja do Brasil cm Santa Maria do Jetibá, ES., em uma Colônia alemã luterana.
1895-1904 Alguns missionários vêm para o Brasil, boa parte de origem alemã
1896 Organizada por iniciativa de membros, a “Escola Internacional de Curitiba”, liderado por Guilherme Stein Jr. o primeiro membro batizado. A escola, inicialmente, para alemães, logo, depois, introduz o ensino de português.
1896 Novos membros balizados no vale do Mucuri, Teófilo Otoni, MG e Curitiba, PR.
1897 Organizado um colégio missionário, em Gaspar Alto, SC.
1897 Spies inicia seu estudo de língua portuguesa
1897 Organizada a igreja adventista cm Ijuí.RS (fala alemã)
1897 Thurston, aris volta da Argentina, organiza em Curitiba, a primeira reunião campal adventista.
1898 Organizada a primeira reunião com os diversos missionários no Brasil em Brusque, SC.
1898 Reuniões de líderes cm Curitiba, PR, apresenta uma discrepância em número de membros com os dados anteriores, sugere-se problemas com apostasias.
1898 Spies faz uma turnê missionária entre Rio e Minas Gerais, batizando 13 pessoas. e Thurston, faz uma pelo sul do Brasil.
1899 Por forças circunstâncias Spies, consegue realizar uma divulgação evangelística em Itararé. SP, falando para os “nativos”, que considerou mais receptivos a mensagem
Maio de 1900 Organizada a segunda reunião campal em Brusque, Santa Catarina
Julho de 1900 Inicia a publicação do primeiro periódico em português “O Arauto da Verdade”, na cidade do Rio de Janeiro.
1901 A IASD tem cinco escolas no Brasil, uma secular, para clientela não adventista e outra para os membros.
1901 Com 15 igrejas e 10 grupos organizados, e quase 700 membros a igreja adventista já é a maior na América do Sul
1902 A missão do Brasil é elevada a condição de Associação. Graf é eleito presidente. Há então 15 igreja e cerca de 800 membros.
1902 Na organização da igreja a minoria dos membros era de fala portuguesa
Abr.- Set/ 1902 São organizadas sete reuniões campais através do Brasil, com a presença de alguns novos missionários que chegaram naquele ano.
1902 Chegada de Abel L. Gregory, chegaram médico naquele e dentista ano. estadunidense, para iniciar um trabalho médico missionário.

 

 

Tabela 4.3 Principais eventos da IASD no Brasil entre 1903-1911
1903 Nova tentativa de estabelecer um colégio missionário, desta vez, em Taquari, RS.
1904 Encerramento das atividades do Colégio Internacional de Curitiba.

Grande divulgação do encontro da liderança da Igreja em Joinville, SC.

A editora é organizada formalmente em Taquari, RS.

Organizada a primeira Igreja Adventista de fala portuguesa em Rolante, RS. Adventistas chamados de “muckers” pela população local.

1905 Encerramento das atividades do Colégio Missionário de Brusque, SC.

Spies se transfere para Castro, PR, para trabalho também com nativos.

1906 Lançamento da Revista Trimensal [atual Revista Adventista), em português

A Associação Brasileira é organizada em quatro campos: Rio Grande do Sul, Paraná-Santa Catarina, ambos como Associação e depois dois, campos missionários: São Paulo e Norte do Brasil. com sede no Rio.

Organizada a União Sul-Americana, com sede na Argentina, embora já houvesse l .  rucmbros batizados no Brasil.

Um novo problema enfrentado é pela tradução da obra Seventh-Day Adventist Renounced, de um ex- pastor adventista, nos Estados Unidos, D.M. Canright.

1907 Organizado em Rio Claro, SP, oficialmente a Associação da IASD no Brasil.

Publicado o livro A Gloriosa Vinda de Cristo, ainda em Taquari, RS

A editora é transferida para Santo André (naquela época São Bernardo) SP.

1908 As subvenções da Conferência Geral, passam obrigatoriamente pela União Sul-Americana (sede na Argentina)

Publicado o livro Vereda de Cristo, da autora de Ellen White, traduzido para o português por Guilherme Stein Jr.

John Lipke trabalha para expansão da Editora e do trabalho de colportagem

1909 Descontinuidade das atividades do colégio missionário em Taquari, RS

Publicação do livro Sucessos Preditos da 141.stória Universal. de Guilherme Stein Jr.

1910 John Lipke estabelece um trabalho evangelista na Bahia

Lançados cinco folhetos para o trabalho evangelístico.

Fundada uma Igreja na Cidade do Rio de Janeiro.

1911 Organizada a União Brasileira., com F. W. Spies, como presidente

 

 

Tabela 4.4 – Eventos do Adventismo até o fim da Primeira Guerra Mundial
1911/12 L.R.Conradi, líder da organização do Adventismo na Alemanha, faz uma viagem pela América do Sul, e orienta a expansão da colportagem no Brasil.
1911

 

Spies faz uma viagem através do Leste brasileiro agravando a precariedade de liderança nas Igrejas do sul do País.
1912 Spies muda para Santo André. SP para ter a sede da união: é o único pastor credenciado no Estado.
1912 Lançamento dos livros: Pérolas Esparsas e Necessidade de um Redentor.
1913 Chegam 22 missionários ao Brasil.
1913 Lançamentos de diversos livros e livretos. Suspensão da publicação O Arauto da Verdade
1913 Fundada as escolas paroquiais de Campestre e Rolante,RS
1914 Feita uma reunião geral da União em Santo Amaro, SP.
1914 Chegada do colportor Carter que vende muitos livros na região de Juiz de Fora, MG
1914 Lançamento do hinário Cantai ao Senhor com Iodas as letras em português.
1915 É comprado uma propriedade em Santo Amaro, SP (então um município independente) para ser a sede do novo colégio missionário. John Boehm é encarregado da missão de erguer a escola.
1915 Conferências públicas no Rio e em São Paulo com 150 e 400 ouvintes começam a mudar o perfil do evangelismo adventista no Brasil.
1915 Spies visita Pernambuco para organizar o trabalho do Adventismo.
1916 Organiza-se a Divisão Sul-Americana como forma de lidar com a tensão entre as três uniões, que existiam na América do Sul. O campo brasileiro, nesta ocasião, está inferior aos demais países de fala espanhola. O presidente da Divisão recém-organizada é o estadunidense Pr. Montgomery
1916 Começam as atividades do Colégio Adventista do Brasil
1916 Uso de tendas no evangelismo público em Ponta Grossa, PR.
1917 Descontinuação das publicações em alemão.
1917 O Colégio recebe uma significativa doação da Sec. da Agricultura do Estado de SP para organizar um trabalho de horticultura próximo a capital.
1916-18 John Lipke lidera a organização do Colégio Adventista do Brasil em São Paulo, SP, junto com John Boehm.
1917 Carter, volta a Juiz de Fora e organiza a Igreja na cidade.

Pr. Süsmann realiza mais conferências públicas em Curitiba.

1918 Lançamento de urna nova revista missionária Sinais dos Tempos e do livro O Sábado escrito pelo primeiro adventista brasileiro Guilherme Stein Jr.
1918 John Boehm é transferido para o Paraná. Não havia pastores ordenados no Estado.

 

 

Tabela 4.6 – Principais Colônias Alemãs Organizadas no Brasil.
Localidade Ano Procedência
São Leopoldo (RS) 1824 Hunsrück, Saxónia, Wittemberg
São Pedro de Alcântara (SC) 1829 Bremen
Santa Izabel (ES) 1847 Pomerânia
Teófilo Otoni (MG) 1847
São Sebastião do Caí (RS) 1848 Renânia, Pomerânia, Silésia
Santa Cruz (RS) 1849 Renânia, Pomerânia, Silésia, Holstein, Saxônia
Blumenau (SC) 1850 Hannover, Braunschweig, Prússia, Oldenburg
Joinville (SC) 1851 Hannover, Schlewig-Holstein, Prússia, Oldenburg
Juiz de Fora (MG) 1852
Santo Ângelo (RS) 1857 Renânia, Pomerânia, Saxônia
São Lourenço (RS) 1857 Pomerânia e Renânia
Santa Leopoldina (ES) 1857
Nova Petrópolis (RS) 1859 Pomerânia, Saxônia, Boêmia
Brusque (SC) 1868 Oldenburgo, Baden, Brauschweig
Nova Teotônia (RS) 1861 Westfália e migração interna
São Bento do Sul (SC) 1871 Schewig-Holstein, Prússia,

Hannover, Oldenburgo

Ponta Grossa (PR) 1877 Alemães do Volga

 

 

Tabela 4.7 – Relação dos Missionários que entraram no Brasil entre 1893-1950
Nome Esposa País de Origem e Período de Trabalho
Winthrop Snyder (Estelle Jane Ketrin) EUA 1893
Clair A Nowlen (Ethel Threadgould) EUA 1893
William Henry Thurston EUA 1894-1901
Huldreich F. Graf (Carolina) Alemanha 1895-1946
Alberto Berger- (Leslie Klauss) Alemanha 1895-nd
Frederico Berger ES (Armanda Klauss) Alemnanha 1895-nd
Frederick.Webergpies (Isadora Read) EUA 1896-35
John Lipke (Augusta) Alemanha (via EUA) 1897-43
Augusto Brack (RS) Alemanha 1898-nd
Waldemar Ehlers Alemanha 1898 1929
Emmanuel C. Ehlers EUA 1901-1949
Frederico Stuhlmann RS Alemanha 1898- 1939
Paul Kramer Alemanha 1899
Abel Landers Gregory EUA 1902-1909 (1867-1950)
Augusto Pages Alemanha 1905 -1939
George Sabeff Alemanha 1905 -1939
Emilio Hoelzle ALemanha 1905 -1939
Jacob G. Kroeker EUA 1908-1912
Henrique Tonjes EUA 1906
Frederick R. Kumpel Alemanha 1911-1940
Henry J. Meyer EUA 1911-1922
Augusto Rockel Alemanha 1911- 1941
Max Grocchel (Ost)
John Harley Boehm (Augusta Schneider) EUA (russo-alemäo) 1913- 1954
Ricardo Dietrich Alemanha 1913-nd
Corinne Hoy EUA 1913-20
Carl C. Specht e Sra. EUA 1913
Jacob Peters e Sra. EUA 1913
Henry Haefft e Sra. EUA 1913
Louise Wurtz EUA 1913
Sarah Kinner EUA 1913
R. M. Carter (Iná) EUA 1913-1921
Paul Henning Sra Henning EUA 1913-1921
Paul Henning Alemanha 1913 -1921
J. Edward Brown EUA 1913 -1919
Herman Streithorst (Apolônia Kein)86 Alemanha 1915 -nd
João Luiz Braun Alemanha 1915 -nd
Clarence E. Rentfro (Mary Louizette Haskell)72 EUA 1917-1924
Charles A Rentfro (Esther Allen)86 EUA 1917-1935
Alfredo Suessman Alemanha
Ricardo Suessman (irmão) EUA 1918-1920
Thomas W. Steen (Margarida Steen) EUA 1918-1927
John L. Brown EUA 1919-1943
Walter E. Murray (Golda James) 81 EUA 1919-1927
Max Rohl (Maria) EUA 1920-1950
H. B. Westcott (Mytie) EUA 1920-1936
C.E. Schofield EUA 1920-1926
E.M Davis EUA 1920-1930
George B. Taylor (Gladys King)92 EUA 1920-1931
Arthur L. Westphal EUA 1920
C. Heirich EUA 1920

 

 

Tabela. 4.8. – Relação de livros publicados pelo Adventismo no Brasil entre 1907-1913.
1906 Folhetos publicados: O Cristão Católico, O Sábado será um Dia Qualquer, Uma Importante Declaração Feita no Vaticano, A Necessidade de um Redentor.
1907 A Gloriosa Vinda de Cristo
1908 Vereda de Cristo – tradução do Step for Christ de Ellen White
1909 A Gloriosa Aparição de Cristo, ampliação do livro de 1907
1910 Série de folhetos de Urias Smith “A Natureza e o Destino do Homem”

Vida de Jesus tradução do lhe Life of Jesus de Ellen White

1912 Pérolas Esparsas
Necessidade de um Redentor
1913 O Lar e a Saúde da Família

Estudos Bíblicos

Manual do Colportor

Testemunhos para a Igreja

1914 Sucessos Preditos da História Universal

 

 

Tabela 4.9 Crescimento nos Estados do Sul entre 1906 e 1916
  Rio Grande do Sul Santa Catarina* Paraná* S. Paulo
1906 444 Nd 23
1907 444 549 33
1910 475 558 100
1911 483 329 191 130
1912 532 329 185 75
1913 563 303 150 140
1914 619 342 150 155
1915 670 352 146 209
1916 780 354 172 303
*Antes de 1911 os dados do Paraná e Santa Catarina estavam juntos indicados na coluna de SC

 

 

Tabela 5.2 – Principais Fatos na História da IASD no Brasil entre 1919-1937.
1919 Reorganizada a União Brasileira em duas.
1920 José Amador dos Reis ordenado primeiro pastor adventista brasileiro
1921 Organizada uma Missão em Campo Grande, Mato grosso
1921 Primeira congregação de nativos no Espírito Santo
1922 Nielsen ocupa a presidência da União Sul-Brasileira
1922 Já existem três igrejas no Rio de Janeiro
1923 São Paulo é elevada à categoria de Associação.
1923 Primeiro encontro de oficiais da IASD em Juiz de Fora, MG.
1925 Esforços Evangelísticos em Porto Alegre, São Francisco, SC e São Paulo.
1925 O Estado de S. Paulo já alcançava a marca de 1088 adventistas.
1927 Concílio de Educação Adventista em São Paulo.
1927 Registrado o propósito de todos os obreiros não usarem mais café.
1927 Agrupamento da Missão Paranaense e Assoc. Catarinense em uma única Missão.
1928 União Este, muda para Niterói, a sua sede.
1928 Haliwell segue como missionário para a Missão Baixo-Amazonas, com sede em Belém-PA
1929 Formada a Missão Araguaia para fazer um trabalho com os indígenas da região.
1929 Campanha evangelística conduzida por Wilfat e Peixoto, no Rio, alcança um recorde de 108 novos conversos.
1929-30 Daniells vem à América do Sul e destaca, em suas palestras, o papel de Ellen White na IASD
1929 Começa a funcionar, no RS, o segundo colégio com internato no Brasil.
1930 Gustavo Storch, brasileiro, assume a presidência da Missão Nordeste.
1931 Rodolpho Belz assume o depto. de Bíblia do Colégio Adventista.
1931 Leo Haliwell começa a trabalhar com a lancha Pioneira, nos rios da Amazônia.
1931 Exposição de livros da CPB na Quinzena do Livro Nacional.
1932 A IASD presenteia Getúlio Vargas com livros.
1934 Congresso de Educação Adventista da América do Sul, no Uruguai.
1935 Exposição dos livros na exposição Farroupilha, em Porto Alegre.
1936 Formação da União Norte Brasileira, com sede em Belém-PA.

 

 

Tabela 5.4 – Relação das Obras Publicadas entre 1921-1939
Ano Título Autor
1919 O sábado Guilherme Stein Jr.
1921 O grande Conflito Ellen White
1921 Estudos Bíblicos Sem autor
1923 Nossa Época à Luz da Profecia W. Spiccer
1927 Pelos Meandros do Mal C. Taylor
1927 A Esperança do Mundo W. Spiccer
1929 Patriarcas e Profetas Ellen White
1929 Vida e Ensinos Ellen White
1931 Testemunhos Seletos Vol. 2 Ellen White
1932 Testemunhos Seletos Vol. 5 Ellen White
1936 O raiar de um novo dia n.i
1937 Vencedor em Todas as Batalhas Luís Waldvogel

 

 

Tabela 6.1 – Direção dos Colégios Internos entre 1938-1960
Instituto Adventista de Ensino – São Paulo, SP
1939-1947 Domingos Peixoto da Silva
1947-1950 Dario Garcia
1951-1952 Jerônimo G. Garcia
1953-1957 Rodolpho Belz
1957-1961 Dario Garcia
Instituto Adventista Paranaense – Bulia, SC e Curitiba, PR
1941-1942 Waldemar Ehlers, filho
1943-1944 Emílio Rodrigues Azevedo
1945- 1950 Romeu Ritter dos Reis
1951 Enoch de Oliveira
1952-1954 Jacob Germano Streithorst
1955-1957 Dario Garcia
1957-1959 Rubens Segre Ferreira
1960-1961 Renato Emir Oberg
Instituto Adventista Cruzeiro do Sul – Taquara, RS
1937-1941 Otávio Espírito Santo
1942 João Linhares
1943-1946 Dario Garcia
1917-1948 José Alvarenga
1948 Renato Emir Oberg
1949-1950 Jacob Germano Streithorst
1951 Siegfried Hoffmann
1952-1954 Mario Roque
1955-1959 João Rodrigues de Passos
1960-1962 João Bork
Instituto Petropolitano Adventista de Ensino – Petrópolis, IU
1940-1941 J.D.Hardt *
1942-1943 W. J. Brown *
1944-1947 Siegfried J. Schwantes
1948-1949 João Bork
1950 T. Kanada
1951 Jairo Araújo
1952-1953 D.D. Holtz
1954-1955 E. Roth
1956 Silas F. Lima
1957-1961 Neander C. Harder
Educandário Nordestino Adventista – Belém de Maria, PE
1945-1946 Jairo Araújo
1947-1949 João F. Carvalho
1950-1958 João Bork
1959-1961 Waldemar Groeschel
Instituto Adventista de São Paulo – Campinas, SP
1949-1950 Waldemar Ehlers, filho
1951-1957 Osvaldo Rodrigues Azevedo
1958 Mario Roque

 

 

Tabela 6.2 – Cronologia dos Principais Eventos na IASD entre 1938-1960
1938 Emilio Doehnert assume a direção da Casa Publicadora
1939 Domingos Peixoto assume a direção do Colégio Adventista

Fundada uma escola em Petrópolis para formar de obreiros.

1940 Por iniciativa particular é fundado um colégio em Butia,SC.
1941 Pritchard e esposa trabalham nos rios da Amazonia, no Luzeiro II
1942 R.M Rabelo segue para California para gravar os primeiros programas da Voz da Profecia.

Fundada a Casa de Saúde da Liberdade, primeiro hospital adventista no Brasil

1943 Começa a transmissão do programa, com sua Escola Radiopostal, sediada no Rio de Janeiro, RJ
1944 Aberta a fábrica de Alimentos Superbom junto ao Colégio Adventista.

Início do funcionamento de um Colégio no Nordeste, em Belém de Maria, PE

1946 Com a lancha Luminar começa o trabalho através do Rio S. Francisco.
1947 A escola de Butiá é transferida para Curitiba, PR.
1948 São realizadas 82 conferências públicas, usando tendas e recursos audiovisuais.

A Igreja de Maués, AM, conta com 300 membros.

Começa a funcionar o Hospital Adventista Silvestre, no RJ.

1949 Fundado o Ginásio Adventista Campineiro, em Hortolândia, SP
1950 Pr. Schubert realiza conferências cm Porto Alegre.

Comemoração de 50 anos de publicações no Brasil. A terceira maior da IASD

1953 A lancha Pioneira é empregada para o trabalho no Rio Araguaia.

Aberto o Hospital Adventista de Belém, PA

Organizado um programa para treinamentos de leigos.

Lançada duas revistas: Mocidade e Nosso Amiguinho [para crianças]

1955 A lancha Samaritana, começa a operar no Rio Ribeira de Iguape.
1956 Primeiro Congresso Jovem da DSA cm Petrópolis, RJ.
1957 G.G. Oliveira realiza uma grande campanha evangelística na Igreja de Cuiabá, MT. Impressão do Manual para Obreiros Leigos.
1958 Votado uma organização legal que coordena-se o trabalhos das 3 uniões
1959 Abertura do Hospital do Pênfigo, Campo Grande, MS

 

 

Tabela 6.4 Número de membros por União Administrativa da IASD entre 1940 e 1960
União 1930 1940 1950 1960 30-40 40-50 50-60
Norte 319 1.737 4.562 445% 163%
Este 2.545 4.275 8.013 16.270 68% 87% 103%
Sul 4.923 8.277 15.763 33.490 68% 90% 112%
Total 7.468 12.552 23.776 49.760 68% 89% 109%

 

 

Tabela 6.5 – Relação de Obras Publicadas entre 1940 e 1959
Ano Título
1940 Conselhos sobre escola sabatina
1941 Conselheiro médico do lar

Super-Homem na história

1942 Mensagens aos jovens
1943 O Desejado de Todas as nações
1944  A marcha da Civilização
1945 A influência Transformadora de uma Jovem
1947 A ciência do Bom Viver

Conselhos a Professores, Pais e Estudantes

1949 Santificação
1950 O Mundo Futuro
1952 A Chave da Felicidade e a Saúde Mental

Estudos sobre o Criacionismo

Fundadores da Mensagem

1953 Homens que fizeram o Brasil

O Maior Discurso de Cristo

Nutrição e Vigor

1954 Parábolas de Jesus

Testemunhos Seletos vol. 1

1955 Testemunhos Seletos vols. 2 e 3
1957 Atos dos Apóstolos

Colunas do Caráter

Focalizando Nossa Época

1959 A Moça e Seus Problemas

O Moço e Seus Problemas

Felicidade Conjugal

 

 

Tabela 7.1 Obras de Ellen White traduzidas entre 1950-1977
1953 O Maior Discurso de Cristo “Original”
1954 Parábolas de Jesus “Original”
1955 Testemunhos Seletos vol. 1 Compilação de artigos
1956 Testemunhos Seletos vol. 2 e 3 Compilação de artigos
1957 Filhos e Filhas Deus Meditação Matinal
1958 Atos dos Apóstolos “Original”
1959 Evangelismo Compilação temática
1961 Profetas e Reis “Original”
1962 O lar Adventista Compilação temática
1962 Orientação da Criança Compilação temática
1962 Nossa Alta Vocação Meditação Matinal
1964 Beneficência Social Compilação temática
1965 Conselhos sobre o Regime Alimentar Compilação temática
1965 Testemunhos para Ministros Compilação Temática
1965 Meditações Meditação Matinal
1966 Mensagens Escolhidas, vol. 1 e 2 Compilação de artigos
1967 Primeiros Escritos “Original”
1968 Conselhos sobre Mordomia Compilação temática
1968 Nos Lugares Celestiais Meditação Matinal
1969 Temperança Compilação temática
1971 Conselhos Sobre Saúde Compilação temática
1972 História da Redenção Compilação de artigos
1973 Medicina e Salvação Compilação temática
1974 A Maravilhosa Graça de Deus Meditação Matinal
1975 Fundamentos da Educação Cristã Compilação de artigos
1976 Conselhos sobre Educação Compilação de artigos
1977 Maranata – O Senhor Vêm Meditação Matinal

 

 

Tabela 8.2 – Sociedades religiosa pentecostais surgidas no Brasil entre 1953-1991
Ano Nome Origem
1953 Evangelho Quadrangular EUA
1956 O Brasil para Cristo São Paulo
1958 Nazareno EUA
1960 Nova Vida Rio de Janeiro
1961 Restauração Rio de Janeiro
1962 Deus é Amor São Paulo
1964 Igreja EM Rio de Janeiro
1964 Casa da Benção Minas Gerais
1965 Batista (CBN) Rio de Janeiro
1965 Congregacional Independente Rio de Janeiro
1967 Metodista Wesleyana Rio de Janeiro
1967 Cristã Evangélica Renovada Rio de Janeiro
1970 Sinais e Prodígios Rio de Janeiro
1970 Igreja Cristã Maranata Espírito Santo
1972 Maranata (AMEM) Rio de Janeiro
1973 Socorrista Rio de Janeiro
1975 Presbiteriana Renovada Paraná
1975 Salão da Fé Rio de Janeiro
1976 Evangélica de Renovação Rio de Janeiro
1977 Universal Rio de Janeiro
1979 Evangélica Maranata Rio de Janeiro
1980 Igreja da Graça Rio de Janeiro
1983 Jesus é a Verdade Rio de Janeiro
1983 Pentecostal Presbiteriana Rio de Janeiro
1986 Cristo Vive Rio de Janeiro
1987 Cristã Antioquia Rio de Janeiro
1989 Cristo Rei Rio de Janeiro
1989 Assembleia de Cristo Rio de Janeiro
1989 Projeto Vida Nova Rio de Janeiro
1990 Batista Independente Rio de Janeiro
1991 Tempo da benção Rio de Janeiro
Fonte> ISER. (Apud Bastian, 1997)

 

Fonte:

 SCHUNEMANN, Haller. O Tempo do Fim: uma história social da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil. Tese (Doutorado em Ciências Sociais e Religião) – Pós-Graduação em Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo, 421 p. 2002.