Ellen G. White -
Falsa Profetisa?

Por Lourenço Gonzalez

Jesus afirmou: “Porque surgirão … FALSOS PROFETAS.” – Mat.24:24. Evidentemente, se surgiriam “falsos profetas” é porque existiriam PROFETAS VERDADEIROS. (Leia Joel 2:28; Atos 2:17-18; Apoc. 10:11 etc.)
Ouça o apóstolo Paulo: “ … o que profetiza é MAIOR que o que fala em línguas…” – I Cor. 14:5. E … por que este Dom é maior?
Paulo responde: “ o que profetiza EDIFICA A IGREJA.” – I Cor. 14:4.
Preciosos irmãos, é inegável que o Dom de Profecia é necessário à Igreja. Mas, como a Bíblia o define? Vamos ouvir o profeta João:
“E o dragão [Lúcifer] irou-se contra a mulher [igreja] e foi fazer guerra ao resto de sua semente, os QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E TÊM O TESTEMUNHO DE JESUS.” Apoc. 12:17.
O diabo não está irado contra estas igrejas comerciais rivais que disputam com unhas e dentes o “mercado” religioso, produzindo uma multiplicidade de outras que surgem da noite para o dia. Ao contrário, ele está iludindo-as com suas sutis manifestações. Sua ira é só contra um igreja – AQUELA QUE GUARDA OS DEZ MANDAMENTOS. E … por quê?
Bob a inspiração do Espírito Santo, João esclarece:
“…O TESTEMUNHO DE JESUS É O ESPÍRITO DE PROFECIA.” – Apoc. 19:10.
Meu amado irmão, como negar que a Igreja que guarda os Dez Mandamentos terá o Dom de Profecia? Como negar que são os Dez Mandamentos e este Dom que suscitam o declarado ódio de Lúcifer?
Deus determinou: o verdadeiro Dom de Profecia, é indispensável à Igreja. E, como reconhecer um verdadeiro profeta? A Bíblia  responderá:
“…fala Balaão… fala o homem de OLHOS ABERTOS; fala aquele que ouviu os ditos de Deus, o que vê a visão do Todo-Poderoso, caindo em ÊXTASE de olhos abertos.” – Núm. 24:3-4.
“… por causa do visão sobrevieram dores e não ficou FORÇA alguma…
e não ficou em mim FÔLEGO.” – Daniel 10:16-17,19. (Leia II Cor. 12:2-4).
Eis, pois, as 4 provas de autenticidade do profeta verdadeiro:

OLHOS ABERTOS – AUSÊNCIA DE FÔLEGO(ÊXTASE) -
FALTA DE FORÇA NATURAL E, EM SEGUIDA FORÇA
SOBRENATURAL.

A jovem de 17 anos, Ellen Gold Harmon, passou por estas provas e foi APROVADA ou NÃO? Me falta espaço, mas…
O “Dr. Drummond era um médico que se dizia cético acerca do que ouvia sobre Ellen White. A certa altura, ele chegou a declarar que era capaz de hipnotizá-la e assim dar-lhe uma visão. Um dia, Ellen White teve uma visão na presença de Drummond. Ele aproximou-se dela e verificou sua condição física. Em poucos segundo, ele empalideceu. ‘ELA NÃO ESTA RESPIRANDO!’, exclamou. Aquele exame convenceu o médico de que suas visões vinham de Deus.
“Às vezes, as visões de Ellen White duravam horas. Outras vezes, apenas poucos minutos. Mas os fenômenos físicos em torno de suas visões evidenciavam que elas eram sobrenaturais.” – M.M. 28/12/2006
Em 1845, Sargent e Robbins diziam que as visões de Ellen eram do diabo, e que onde eles estivessem ela não teria nenhuma visão. Então Otis Nichols, convidou-os e a Ellen para uma reunião.
Naquela reunião Ellen “foi arrebatada em visão com extraordinárias manifestações e continuou falando em visão com uma voz penetrante, que podia ser entendida distintamente por todos os presentes, até perto do pôr-do-sol [cerca de quatro horas].” – Mensageira do Senhor, Hebert E. Douglas, p. 146. Este foi o maior tempo que Ellen White passou em visão.
Sargent e Robbins usaram toda sua força e influência para acabar com a visão, tudo inútil. Cantaram alto e alternadamente; gritaram, leram a Bíblia para que Ellen não fosse ouvida. Nada conseguiram até que ficaram sem forças, mãos tremulas e não podiam mais ler a Bíblia.
O Sr. Thayler, dono da casa onde se processava a reunião, pegou a Bíblia da família (cerca de 8kg), e colocou sobre o corpo de Ellen que “estava inclinada contra a parede”. Ela levantou-se, pegou a pesada Bíblia, caminhou até o centro da sala, levantou-a bem alto com uma das mãos, e com outra colocava o dedo sobre diversos textos e o recitava sem olhar, pois seus olhos estavam voltados para o Céu.
“Muitos que estavam na sala e que viram as passagens indicadas pelo dedo dela perceberam que ela os citava corretamente, ainda que seus olhos fitassem o alto.” – Ibidem. Esta Bíblia está exposta no White State.
Ellen nunca se intitulou profetiza, conquanto sua obra a revela como tal. Tendo não mais que o 3º ano primário, escreveu mais de 50 livros, dos quais compêndio sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO não superados até hoje.

No século passado, a Dra. Florence Stratemeyer, professora Da Universidade Comlúmbia (EUA), surpreendida ao saber que o livro EDUCAÇÃO foi escrito por alguém que possuía apenas três anos escolares, declarou:
“Recentemente tive minha atenção voltada para o livro Educação, escrito por E.G.White. Publicado no início deste século, este volume está adiantado mais de 50 anos além do seu tempo.
“O fôlego e a profundidade de sua filosofia me assombraram. Seus conceitos de educação equilibrada, de harmonioso desenvolvimento, e de pensar e agir, em princípios, são avançados conceitos de educação…” – Review and Herald, 6/8/1959.
No século XX, a rainha da Romênia, se encantou tanto com o livro de Ellen White – A CIÊNCIA DO BOM VIVER, que mandou traduzi-lo para seu idioma nacional e difundir entre seu povo. Foi a maior benção para a nação.
Seu livro O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES, foi considerado por W.E. Bement, bibliotecário do Congresso Nacional dos EUA, como o 1º entre os livros publicados nos últimos 300 anos, a respeito de Jesus.
A querida irmã White viveu 88 anos, dos quais 71 foram dedicados à obra de Deus. Teve caerca de 2.000 sonhos e visões, confirmados, comprovados e documentados até por testemunhas não adventistas.

EIS 4 ENTRE CENTENAS DE
CUMPRIMENTO PROFÉTICO DELA

1. novembro de 1848: “Tenho uma mensagem para ti” escreveu ela ao esposo Tiago White: “Deves começar a publicar um pequeno jornal e mandá-lo ao povo. Que seja pequeno a princípio; mas, lendo-o o povo, mandar-te-á meios com que imprimi-lo, e alcançará bom êxito desde o princípio. Desde este pequeno começo foi-me mostrado assemelhar-se a torrentes de luz que circundavam o mundo.” Vida e Ensinos, pág. 127
          HOJE, 57 EDITORAS ADVENTISTAS AO REDOR DO MUNDO CUMPREM ESTA PROFECIA DE FORMA CLARA, SÓ NOS EUA UMA REVISTA MISSIONÁRIA, COLORIDA E COM 32 PÁGINAS CIRCULA DE UM MILHÃO POR MÊS.

2. Junho de 1863: “Vi que era sagrado dever cuidar de nossa saúde e despertar outros para sua responsabilidade… Vi que não devemos ficar calados sobre o assunto de saúde, mas despertar as mentes para ele.” – Manuscrito 1, 1863.
        HOJE, 581 UNIDADES MÉDICO-HOSPITALARES CIRCUDAM O MUNDO. SÓ NO BRASIL, 11 GRANDES HOSPITAIS FAZEM A DIFERENÇA NA ÁREA MÉDICA. NUM DELES, O HOSPITAL ADVENTISTA SILVESTRE(RJ), SE DEU O PRIMEIRO TRANSPLANTE DE PÂNCREAS DO MUNDO. “E O MUNDIALAMENTE FAMOSO CENTRO MÉDICO DA UNIVERSIDADE DE LOMA LINDA (EUA)…TORNOU-SE UM DOS MAIS AVANÇADOS EM TRANSPLANTE DE CÂNCER COM RAIOS PRÓTONS E INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO… ESTÁ NA DIANTEIRA DA PESQUISA MÉDICA CIENTÍFICA.” – MM, 29/12/2006.

3. Novembro de 1872: “Construí uma escola. Ensinai a Bíblia aos jovens. Preparai-vos para que falem outras línguas, de maneira que a mensagem do advento possa ser levada ao mundo.” – Mensagens aos Jovens, pág. 225.
           HOJE, EXCETUANDO-SE A IGREJA CATÓLICA ROMANA, SÃO OS ADVENTISTAS QUE MANTÉM O MAIOR COMPLEXO DE ESCOLAS PARTICULARES DO MUNDO. A REVISTA VEJA DE 12/08/2007 AFIRMOU: “AS ESCOLAS ADVENTISTAS JÁ APARECEM ENTRE AS MELHORES DO PAÍS NOS RANKING DO ENSINO DO MEC.”

4. Novembro de 1885: “Deus fará logo grandes coisas por nós, se nos achegarmos humildes a Seus pés… Mais de um milhar serão logo convertidos em um dia, a maioria dos quais atribuirá suas primeiroas convicções à leitura de nossas publicações.” – Colp.Evang., pág.145
Em 1983, (98 anos depois desta profecia), eu vi seu cumprimento em um Congresso de Colportagem que as sacudiu o RJ. Levei para testemunhar um casal de líderes de uma seita de bruxaria em Niterói, frutos de conversão pela leitura dos livros de Ellen White: VIDA DE JESUS e CONFLITO DOS SÉCULOS.
E, em 1985 (cem anos depois da profecia), numa campanha evangelística mundial denominada MIL DIAS DE COLHEITA, isto é: ganhar 1.000 pessoas por dia, a cada dia para Cristo, o alvo foi ultrapassado em 171.390 almas. Naqueles MIL DIAS foram ganhas 1.171.390 pessoas para Jesus.

   Hoje, em SP a casa 2hs… Na áfrica, a casa 1 minuto… E no mundo, a cada 42 segundos – uma pessoa é batizada na IASD.
Ao nosso Deus todo honra e glória! Aleluia!