Daniel Oscar Plenc
Diretor do Centro White da Argentina
Tradução – Cristiane Perassol Sartorti

A pluma de Ellen G. White deixou algumas orientações úteis para alcançarmos o êxito. Compartilhamos aqui algumas delas:

1. Um objetivo elevado. “A necessidade de uma meta aparece como inevitável. Uma vida sem objetivo é uma vida morta” (Conselhos sobre Saúde, p. 51). Esse branco deve ser excelso. “Mais elevado do que o sumo pensamento humano pode atingir é o ideal de Deus para com Seus filhos. A santidade, ou seja, a semelhança com Deus, é o alvo a ser atingido” (Educação, p. 18).  O objetivo também deve ser definido. “O êxito em qualquer coisa que empreendamos exige um objetivo definido. Aquele que desejar alcançar o verdadeiro êxito na vida deve conservar firmemente em vista o alvo digno de seus esforços” (Educação, p. 262). Os seguintes conselhos, dados a uma irmã, podem aplicar-se a muitas pessoas. Também é necessário ter uma meta, um objetivo na vida. Onde não há um objetivo, há uma tendência a indolência; mas onde há uma meta suficientemente importante em vista, todas as faculdades mentais se colocam em atividade. Para obter êxito na vida, os pensamentos devem fixar-se firmemente no objetivo da vida e não se deve deixá-los vagar, nem ocuparem-se de assuntos sem importância ou saciarem-se de ociosas reflexões, os quais são os frutos de evitar as responsabilidades (Testimonios para la iglesia, Vol. 2,  p.382).

2. Aprender com as supostas derrotas. Os propósitos divinos nem sempre são aceitos. A verdade de Deus nunca teve êxito no mundo. O coração natural é sempre contrário à verdade (Testimonios para la iglesia, Vol. 2, p.436). No entanto, a adversidade, às vezes, é a plataforma para o êxito. “Algumas vezes Deus disciplina Seus obreiros levando-os a desapontamentos e aparente fracasso. É Seu propósito que eles aprendam a dominar as dificuldades. Ele procura inspirá-los com a determinação de fazer com que todo fracasso aparente resulte em sucesso” (E Recebereis Poder, p. 272). “Frequentemente os homens oram e lamentam por causa das perplexidades e obstáculos que os confrontam. Mas é propósito de Deus que eles enfrentem perplexidades e obstáculos, e se mantiverem firme até o fim o princípio de sua confiança, determinados a levar avante a obra do Senhor, Ele lhes tornará o caminho claro. Terão êxito ao lutarem com perseverança contra dificuldades aparentemente insuperáveis e com o êxito virá a maior alegria” (Olhando para o Alto, p. 110).

3. Uma atitude positiva. Somente você e mais ninguém pode controlar seus pensamentos. “Na luta por alcançar a norma mais elevada, o êxito ou o fracasso dependem muito do seu caráter e da forma como seus pensamentos são canalizados. Se forem bem direcionados, como Deus deseja a cada dia, se abrirão espaço para os temas que vão ajudar a aumentar nossa devoção. Se os pensamentos são corretos, então, como resultado, as palavras também serão corretas; as ações serão de tal natureza que produzirão alegria, consolo e descanso as almas” (Cada Dia com Deus, p. 66).

4. Esforço e perseverança. Nada pode substituir o empenho e a tenacidade para obtenção de algum objetivo. “O verdadeiro sucesso em cada setor de trabalho não é o resultado do acaso, ou acidente ou destino. É a operação da providência de Deus, a recompensa da fé e a prudência, da virtude e perseverança. Superiores qualidades mentais e elevado caráter moral não se adquirem por casualidade. Deus dá oportunidades; o êxito depende do uso que delas se fizer” (Profetas e Reis, p. 486). Isso também é verdade com respeito ao serviço missionário. “Aqueles que se sentem compelidos a entrar na obra, seja no campo local, seja em regiões longínquas, devem avançar em nome do Senhor. Se confiam em Deus quanto a graça e forças, hão de ser bem-sucedidos. A princípio sua obra poderá ser de menos vulto, mas se seguirem os planos do Senhor, ela se ampliará” (Serviço Cristão, p. 258). “O sucesso não depende tanto de talento quanto de energia e boa vontade” (Profetas e Reis, p. 219).