Uma mulher de nossa igreja disse que as crianças não deveriam brincar com animais como gatos e cachorros porque eles são imundos. Entendo que em Levítico 11 fala sobre comer, mas não sobre tocar animais imundos. Vocês sabem qual era a atitude de Ellen G. White em relação aos animais de estimação? Ela escreveu que não se deve permitir que as crianças toquem em cachorros e gatos?

Em Levítico 11 diz respeito ao que se come, e que as pessoas que tocarem o corpo morto de um animal imundo ficam imundas por um período de tempo. Desconheço qualquer admoestação sobre animais vivos. O camelo, por exemplo, é chamado de imundo no verso 4, mas o povo de Deus não está proibido de possuir camelos, de cavalgá-los, etc., o que certamente inclui tocá-los. O mesmo princípio se aplica a cavalos e jumentos. É impossível cuidar adequadamente desses animais sem tocá-los.

Não conheço nenhuma declaração da Sra. White que proíba as crianças de ter animais de estimação como os que você descreve. A própria Sra. White teve um cachorro enquanto esteve na Austrália. Era um cão de guarda, a quem ela deu o nome de Tiglate-Pileser, provavelmente porque ele poderia ser hostil às pessoas que considerasse possíveis inimigos. Mas a Sra. White parecia sentir afeto por ele, até mesmo por ter-lhe dado esse nome bíblico. Aqui está o que Arthur White escreveu sobre o assunto em Ellen G. White: The Early Elmshaven Years, 1900-1905, v. 5, p. 19:

As fotografias em sépia ajudam a contar a história do trabalho na Austrália. Nelas se vê o instituto eletro-hidropático de Adelaide. Há fotografias de algumas igrejinhas bonitas que Ellen White visitou e ajudou financeiramente, para ajudar os grupos de crentes que precisavam de um lugar onde se reunir. Há retratos de amigos e cenas da casa dela em Sunnyside. Uma página foi reservada só para seu cão de guarda, Tiglate-Pilester, em Sunnyside. Convém lembrar que algumas regiões da Austrália foram ocupadas por condenados, e como alguns de seus descendentes aparentemente herdaram as tendências de seus antepassados, um bom cão de guarda tinha sua utilidade em Sunnyside.

Portanto, não encontramos nenhuma base na bíblia ou nos escritos da Sra. White para proibir que alguém toque um gato ou um cachorro por serem animais imundos.

 

FAGAL, William. 101 perguntas sobre Ellen White e seus escritos. Tatuí, SP : Casa Publicadora Brasileira, 2013