Podemos comer alimentos fermentados e cogumelos?

Gostaria de saber qual é o conselho de Ellen White sobre alimentos fermentados e cogumelos. Preocupam-me particularmente o molho de soja (shoyu), o missô, o tempeh e até mesmo o iogurte de soja. Eles parecem ser alimentos saudáveis, mas alguém me disse que a Sra. White recomenda que não os comamos.

Outra pergunta: os cogumelos também entram nessa categoria? Outro dia, passei mal depois de comê-los. Pode não ter sido os cogumelos, mas meu instinto ou algo parecido me diz que foi. Não me lembro de ter passado mal por ter comido cogumelos antes. O fato é que alguém me disse que a Sra. White aconselha que não comamos cogumelos nem alimentos do tipo fungo. Não quero desenvolver nenhuma esquisitice sobre a questão alimentar, mas gostaria de saber se há conselhos sobre essas questões.

Resposta:
Não consegui encontrar nenhuma referência nos escritos da Sra. White com respeito aos “alimentos fermentados” que você menciona. Também não há nenhuma ocorrência das palavras cogumelo ou cogumelos em seus escritos publicados. As seis referências a fungos são todas metafóricas. Em outras palavras, eu simplesmente não encontrei nenhuma condenação da parte dela aos alimentos sobre os quais você perguntou. Ela não falou sobre eles.

 

FAGAL, William. 101 perguntas sobre Ellen White e seus escritos. Tatuí, SP : Casa Publicadora Brasileira, 2013, p. 134.