Ellen e Tiago White tiveram quatro filhos:

1. Henry Nichols (1847-1863)

Foi o filho primogênito.  Devido aos compromissos de trabalho dos pais passou muitos de seus primeiros anos com a família Howland Stockbridge. Ellen costumava chamá-lo de o “Doce Cantor”.  Morreu prematuramente aos 16 anos de idade, de pneumonia.

2. James Edson White (1849-1928)

James Edson White morreu em 3 de junho de 1928. Edson, como era chamado durante toda a sua vida, nasceu em 1849. Aos 15 anos ele começou um estágio no escritório da Review and Herald e trabalhou também como empresário em Chicago, porém esteve ao lado da igreja toda a sua vida. Eminentemente versátil, Edson foi ordenado pastor e destacou-se compondo hinos para a Escola Sabatina. Publicou seis hinários sozinho e mais sete em associação com seu primo F. E. Belden, além de um periódico sobre música, chamado Musical Messenger. Ele é mais conhecido, porém, por seus esforços entre afro-americanos no sul dos EUA. Em 1894, Edson e outros formaram a Sociedade Missionária Sul, viajando no barco a vapor Estrela da Manhã até o Mississippi. Nos anos subsequentes, a Sociedade fez muito para lançar as bases para o adventismo negro através de um programa de educação e evangelização. Apesar de uma personalidade excêntrica e turbulenta, Edson era um pioneiro gigante. Em 1870, casou-se com Emma MacDearmon, que veio a falecer em 1917. Em 1922, Edson casou-se pela segunda vez com Rebecca Burrill.  James Edson não teve filhos.

3. William Clarence White (1854-1937)

Conhecido carinhosamente como “Willie”. William permaneceu em Battle Creek até 1880, dedicando seu tempo a interesses de publicação, educacionais e médicos, tomando parte ativa no desenvolvimento da obra da Escola Sabatina. Posteriormente, até o verão de 1885, ele esteve envolvido em atividades na Costa do Pacífico, principalmente na editora. O estabelecimento do Healdsburg College, a segunda instituição educacional ASD, na primavera de 1882, foi um dos pontos altos de seu trabalho. Durante parte deste tempo, ele também trabalhou como diretor da Associação Geral das Escolas Sabatinas. Foi ordenado ao ministério pela Conferência Geral de 1883 e escolhido membro do Comitê da Associação Geral, cargo que exerceu a maior parte de sua vida. Em 1883 foi chamado para a Europa, a fim de estabelecer editoras na Suíça e Noruega e aconselhar e auxiliar em todos os ramos da obra na Europa.Depois do falecimento de seu pai, ele serviu como conselheiro, gerente de negócios, assistente editorial e companheiro de viagem de sua mãe, uma tarefa para a qual Deus chamou-o especialmente. Ele trabalhou ativamente até o dia de sua morte, com a idade de 83 anos. William casou-se duas vezes com Mary Kelsey e depois com Ethel Lacey. Teve sete filhos. Três deles serviram a igreja fora dos EUA e um, Arthur, foi secretário do White Estate até sua morte. As filhas de William com Mary Kelsey, foram Ella May Robinson (1882-1977), autora do livro Histórias de minha avó, publicado pela CPB e Mable Eunice Workman (1886-1981).

Ella May (1882-1977) casou-se com Dores Robinson e teve três filhos: Virgil, Mabel e Gladys. Dores foi um dos secretários de Ellen White e pastor, trabalhando por muitos anos no continente africano.

Mabel Evora Robinson Miller nasceu na Califórnia em 11 de outubro de 1910. Durante a infância gostava de passear na casa do vovô William e dos tios Arthur e Evelyn Grace. Ela lembrava ainda que durante sua infância esperava no jardim defronte sua casa a visita da bisavó Ellen, que chegava dirigindo sua carruagem juntamente com Sara e também de que quando a bisavó Ellen estava escrevendo, ela e seu irmão Virgil eram ensinados a não atrapalhá-la, porém eles aguardavam próximo a porta do escritório até que Ellen os chamasse e os abraçasse, contado suas histórias. Mabel tinha cinco anos quando Ellen White faleceu, logo após sua família se mudou para o Colorado, onde seu pai passou a pastorear a igreja. Mabel escreveu vários livros para crianças e jovens, entre eles Gradma Ellen and me. Ela estudou no Pacific Union College, casou-se com Dwgiht Miller, com quem teve um filho: Larry e quatro netos. Dedicou-se a ensinar as crianças.  Faleceu em 12 de janeiro de 2011.

Os filhos de William White em seu segundo casamento com Ethel Lacey, foram James Henry (1896-1954), Herbert Clarence (1896-1962), Evelyn Grace (1900-1995), Arthur Lacey (1907-1991)  e Francis Edward (1913-1992). James Henry e Herbert Clarence eram gêmeos, nasceram na casa da avó Ellen, em Avondale, na Austrália. Foi Ellen quem combinou o nome dos seus filhos para dar o nome aos netos.

James Henry (1896-1954) nasceu em Coorabongo, New South Wales, Austrália, no dia 06 de abril. Era irmão gêmeo de Herbert Clarence. Conviveu com a avó Ellen White até os 19 anos. Foi missionário na União Norte da China por oito anos. Casou-se com Margaret Rossinter com quem teve três filhos, Winifred, Daphne e Donald e dez netos. Faleceu em 18 de abril de 1954 em um acidente automóvel. Donald Rossiter White, bisneto de Tiago e Ellen G. White, nasceu em 31 de agosto de 1925, em Tsinan, China. Ele foi batizado em 1938. Serviu por dois anos e meio ao Exército e frequentou a faculdade em Berrien Springs, Michigan. Ele morreu em 1º de novembro de 1948.

Herbert Clarence (1896-1962) nasceu em 6 de abril de 1896, em Cooranbong, Austrália, morreu dia 22 de outubro 1962, em Arlington, na Califórnia. Era irmão gêmeo de James Henry. Cresceu no norte da Califórnia, perto de Elmshaven. Durante a juventude ele e seu irmão Henry trabalhavam numa gráfica. Assim como Henry, atendeu um chamado da igreja para ser missionário em Xangai, na China, no período de 1923 a 1929. Seus últimos anos foram dedicados em grande parte a dar palestras nos Estados Unidos. Casou-se com Anna Johnson com quem teve duas filhas Kathryn e Dorothy e sete netos.

Arthur Lacey White (1907-1991) nasceu em 5 de outubro de 1907, em Santa Helena, na Califórnia. Tinha poucas recordações da avó que faleceu quando ele tinha 8 anos. Estudou no Pacific Union College e após o casamento com Frieda Swingle trabalhou como assistente de contabilidade no Madison College, Tennessee.  Um ano depois, aos 22 anos, foi chamado para se tornar o secretário-tesoureiro e gerente do depositário do patrimônio literário de Ellen White, em Elmshaven. Quando, em 1937, seu pai William. C. White morreu de repente, Arthur, aos 30 anos, foi nomeado secretário de White Estate. Em 1940, Arthur White foi ordenado ao evangelho ministério da Igreja Adventista. Trabalhou na compilação dos textos de Ellen White. Entre os mais conhecidos títulos estão Orientação da Criança, Conselhos sobre Regime Alimentar, Evangelismo, o Lar Adventista, e Mensagens Escolhidas. Escreveu também mais de 150 artigos para diversas revistas da igreja, e foi autor de vários livros, incluindo Ellen G. White, Mensageira da Igreja Remanescente e os seis volumes da biografia de Ellen G. White. Como o trabalho do White Estate desenvolvido, ele foi chamado para viajar por todo o mundo, falando e ensinando. Em 1973, foi agraciado com o Grau de Doutor em Divindade, pela Andrews University. Serviu a igreja por mais de 40 anos. Teve três filhos, James, William e Arthur.

Francis Edward (1913-1992) trabalhou por muitos anos na Pacific Press Publish-
ing Associação. Casou-se com Rachel Rub com quem teve dois filhos, Charles e Elaine e três netos. Depois de aposentado permaneceu morando na Califórnia.

4. John Herbert White (1860)

Morreu com a idade de dois meses e meio de erisipela (também conhecida cientificamente como “Fogo de Santo Antônio”).


PDF: Os filhos e netos de Tiago e Ellen White