Uma Declaração de Responsabilidade Espiritual da Família da Fé

A história da Igreja Adventista do Sétimo Dia está cheia de exemplos de indivíduos e instituições que têm sido, e são, vibrantes testemunhos de sua fé. Devido à sua total entrega ao Senhor e apreciação do Seu amor ilimitado, todos eles têm o mesmo objetivo: partilhar com outros as boas novas. Um texto bíblico fundamental os têm motivado. É um texto que inflama as almas dos adventistas do sétimo dia em toda a parte.  É chamado de comissão evangélica, a ordem do próprio Senhor, conforme registrada em Mateus 28:19, 20: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” A New International Version diz: “Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações. …”

Esta ordem, do próprio Senhor, é simples, bela e obrigatória. É para cada seguidor, seja ele membro, pastor ou administrador – Ide… ensinai… batizai… fazei discípulos.  Este princípio incendeia a missão da Igreja e fixa a norma para qualquer medida, qualquer avaliação de sucesso. Atinge a todos, não importa a sua responsabilidade, sejam leigos ou empregados da Igreja. Abrange todos os elementos da vida da Igreja, desde a igreja local até a Associação Geral, nas escolas e colégios, casas publicadoras, instituições de saúde e organizações de alimentos saudáveis. A promessa está encapsulada nos votos batismais, nas declarações missionárias, nos alvos e objetivos, nas praxes e nas constituições e estatutos “para testemunhar de Sua amorosa salvação”, “facilitar a proclamação do Evangelho eterno”, “suprir as multidões com o pão da vida” e “educá-los no preparo para o Seu breve retorno.” A ordem quádrupla do ide… ensinai… batizai… fazei discípulos soa onde quer que os adventistas do sétimo dia trabalhem ou se reúnam.

À medida que a Igreja tem crescido em tamanho e complexidade, mais e mais membros, pastores e administradores têm feito sérias indagações acerca de como a Igreja se relaciona com a comissão evangélica. As rodas e engrenagens da Igreja apenas giram acima de produtos e serviços médios que não podem ser prontamente distinguidos de seus correlativos seculares? Ou a Igreja faz com que seus produtos e serviços básicos revelem ao mundo o caminho da vida eterna? Nada deve ser excluído destas interrogações, quer sejam os serviços de adoração da igreja ou os programas e produtos organizacionais ou institucionais.

Chegou o tempo para a Igreja como um todo fazer e responder as difíceis perguntas sobre como a Igreja está se relacionando com o princípio guiador da comissão evangélica. Como pode o princípio orientador ser posto em prática na vida de membros, pastores e congregações? Como podem eles medir o seu progresso no cumprimento da comissão do Evangelho? Como podem as universidades, colégios e escolas secundárias, indústrias alimentícias, instituições de saúde de alta tecnologia, clínicas, casas publicadoras e centros da mídia pertencentes à Igreja desenvolver responsabilidade baseada na comissão evangélica?

Este desafio demanda uma abordagem franca e analítica para determinar onde a Igreja está em relação à ordem do Senhor. Não é suficiente medir o sucesso por padrões seculares, não é suficiente dar prioridade a esses padrões. A entrega total a Deus envolve, primeiramente, total aceitação dos princípios do cristianismo conforme esboçados na Bíblia e apoiados pelo Espírito de Profecia. Congregações, instituições, empregados e membros individuais da Igreja podem facilmente encontrar satisfação em alvos alcançados, fundos arrecadados, edifícios concluídos, orçamentos equilibrados, autorizações ou aprovações conseguidas ou renovadas, e contudo deixar de ser responsáveis diante de Deus no tocante à comissão do Evangelho. Para a Igreja, a primeira e contínua prioridade deve ser esta diretriz do Senhor : Ide… ensinai… batizai… fazei discípulos.

Conquanto a comissão evangélica não mude, seu cumprimento é demonstrado de diferentes maneiras. Um pastor trabalha dentro de um contexto diferente daquele de um professor na sala de aula, um médico ou um administrador de instituição. Qualquer que seja a função pessoal ou institucional, cada um é responsável ante a ordem de Deus. Dentre os grandes benefícios resultantes de uma avaliação de sua eficiência estará a crescente confiança que se desenvolve à medida que cada membro, cada pastor, cada administrador e cada instituição da Igreja se dedica a esta prioridade e dá-lhe a devida atenção.

A família de Deus reconhece que cada pessoa é individualmente responsável diante de Deus. Ao mesmo tempo, os crentes são admoestados a examinar a si mesmos (veja II Cor. 13:5). Um processo de avaliação espiritual tem o seu lugar tanto na vida pessoal, como na vida organizacional.

A avaliação espiritual, conquanto apropriada, é também um assunto muito delicado, porque a humanidade vê apenas em parte. A estrutura conceitual terrestre está sempre limitada ao que é visível e a um breve espaço de tempo que circunda o presente. Contudo, há muito mais a ser ganho de uma cuidadosa e refletida avaliação da vida pessoal e organizacional.

É possível identificar vários princípios que podem guiar tal avaliação. Embora qualquer tentativa seja incompleta, as seguintes áreas de avaliação específica elevarão a consciência da missão e a responsabilidade diante de Deus em relação a esta missão, o que é uma parte integral do relacionamento do cristão e de sua entrega a Ele. A lista não inclui todos os tópicos necessários, mas os princípios aqui esboçados são aplicáveis também a outros indivíduos, organizações e instituições.

O que envolve a “Entrega Total a Deus” para cada membro da Igreja

A cada adventista do sétimo dia, seja leigo ou empregado denominacional, é prometido o Dom do Espírito Santo que possibilitará o crescimento espiritual na graça do Senhor e que habilitará o desenvolvimento e o uso dos dons espirituais no testemunho e no serviço. A presença do Espírito Santo na vida do crente é demonstrada pela:

O que envolve a “Entrega Total a Deus” para um pastor de Igreja

Um pastor adventista do sétimo dia, chamado e habilitado pelo Espírito Santo, impelido pelo amor às almas, encaminha os pecadores a Cristo como Criador e Redentor, e ensina-os a partilharem sua fé e como tornarem-se discípulos eficientes. Ele ou ela participa regularmente de uma equilibrada dieta espiritual renovada pela comunhão com Deus e Sua Palavra. O pastor mostra a graça salvadora e o poder transformador do Evangelho pela:

O que envolve a “Entrega Total a Deus” para uma congregação

Uma congregação adventista do sétimo dia funciona criativa e autocriticamente como uma comunidade testemunhadora e nutridora, facilitando a proclamação do Evangelho, local, regional e globalmente. Vive no mundo como o “corpo de Cristo” mostrando a mesma preocupação e atitude positiva para com aqueles com quem entra em contato como fez o Senhor em Seu  ministério terrestre para . . .

O que envolve a “Entrega Total a Deus” para as escolas de ensino fundamental e médio

Uma escola primária/secundária adventista do sétimo dia cria um clima que educa o aluno espiritual, mental, física e socialmente, e instila confiança na relevância, função, mensagem e missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia. As escolas proveem excelência em educação adventista para:

O que envolve a “Entrega Total a Deus” para os colégios e universidades

Um colégio/universidade adventista do sétimo dia oferece uma educação sólida e terciária aos adventistas do sétimo dia e aos estudantes das comunidades vizinhas, que acolhem com prazer a oportunidade de estudar em um ambiente adventista ao:

O que envolve a “Entrega Total a Deus” para os hospitais e instituições de saúde

Um hospital/instituição de saúde adventista do sétimo dia provê assistência médica integral e de mais alta qualidade à comunidade à qual serve pelo desenvolvimento de um plano abrangente de avaliação espiritual que inclui :

O que envolve a “Entrega Total a Deus” para as instituições de comunicação de massa: casas publicadoras, centros de mídia, Sels e emissoras de rádio

Uma instituição denominacional de comunicação de massa provê produtos de qualidade que destacam a missão da Igreja e o compromisso de seus membros com a missão:

O que envolve a “Entrega Total a Deus” para as indústrias de alimentos

Uma indústria de alimentos adventista do sétimo dia desenvolve produtos que contribuem positivamente para a saúde e provê um meio para ajudar na proclamação do Evangelho nestes últimos dias como por exemplo:

O que envolve a “Entrega Total a Deus” para uma Associação/Missão, ou União

Uma Associação/Missão ou União adventista do sétimo dia, cujos líderes tenham um relacionamento pessoal com Jesus e estão sob a direção do Espírito Santo, motiva os membros, pastores, professores e todos os outros empregados denominacionais a apresentar aos seus vizinhos e comunidades a verdade salvadora como ela é nestes últimos dias.  Além disso, ela supervisiona e prioriza seus planos, iniciativas e finanças a fim de dar o primeiro lugar ao ministério constante ganhador e mantenedor de almas através de:

O que envolve a “Entrega Total a Deus” para a Associação Geral e para as Divisões

A Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia e suas Divisões, cujos líderes têm um relacionamento pessoal com Jesus e estão submetidos à orientação do Espírito Santo, proveem orientação geral e global para a vida espiritual e a missão da Igreja.  Ademais, eles criam praxes e planos estratégicos, desenvolvem iniciativas e programas, e distribuem recursos humanos e financeiros de maneiras que demonstram urgência em concluir a missão da Igreja e a subordinação à ordem do Ide… ensinai… batizai… fazei discípulos.  Estes objetivos são alcançados da seguinte maneira:

Realmente, a ordem espiritual é simples: Ide… ensinai… batizai… fazei discípulos. Os membros responsáveis da Igreja Adventista do Sétimo Dia e todos os obreiros da Igreja devem se lembrar de que cada um será considerado responsável diante de Deus por este princípio. Um dia, no grande tribunal do juízo, o Senhor perguntará: “O que fizeste, confiando em Minha graça, com os dons, talentos e oportunidades que te dei?”

Como fez Ele 2.000 anos atrás, o Senhor ordena hoje à Sua Igreja: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” Ide… ensinai… batizai… fazei discípulos. A entrega total a Deus ordena o cumprimento desta comissão, que ainda é a única e verdadeira medida do sucesso.


Este documento foi discutido e votado pela Comissão Executiva da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia na sessão do Concílio Anual em São José, Costa Rica, de 1.o a 10 de outubro de 1996.