Pessoas

Joseph Harvey Waggoner

Joseph Harvey Waggoner

Joseph Harvey Waggoner (1820 – 1889)

Editor, evangelista e escritor. Frequentou a escola por apenas seis meses, mas era um estudante constante em seu escritório particular. Em sua juventude foi o editor de um jornal político em Wisconsin. De origem Batista, tornou-se um adventista em 1852, após um período de estudos considerável.

Ele escreveu vários livros doutrinários que tratam de importantes questões contemporâneas e viajou extensivamente por todo os Estados Unidos divulgando o Movimento do Advento e, em 1866, fez muito para fortalecer o trabalho da Igreja em Iowa.

Em 1881, Waggoner assumiu a direção dos Sinais dos Tempos, de Tiago White, e fez muito para desenvolver aquela revista semanal. Ele também estabeleceu um jornal dedicado as relações Igreja-Estado, A Sentinela Americana (1885). Além disso, devido ao seu interesse na área da saúde editou o Pacific Health Journal (1885).
Ele foi parte de um grupo de três, que recomendou o nome “Adventista do Sétimo Dia” para a Igreja.

Suas pregações sobre a Justificação pela Fé influenciaram homens mais jovens – incluindo seu filho, Dr. E.J. Waggoner. Em 1886, ele foi enviado para a Europa e tornou-se editor-chefe dos periódicos alemães e franceses. Ele era “um orador eloqüente, um bom editor, e um trabalhador diligente. Ele escreveu com clareza e precisão. ”

Texto: Enciclopédia SDA