Declaração de Princípios Éticos para a Associação Geral e seus Empregados

Nossa Missão

A missão da igreja adventista do sétimo dia é proclamar a todas as pessoas o evangelho eterno, no contexto das três mensagens angélicas de Revelação 14:6-12, guiando-os a aceitar  Jesus como seu Salvador pessoal e encorajá-los a se unirem com sua igreja e se prepararem para seu breve retorno. Dentro da esfera desta missão, a Associação Geral existe para guiar a igreja para ser uma testemunha mundial para o reino de Deus e fazer discípulos para Jesus Cristo.

Nossas Responsabilidades

Os empregados da Associação Geral creem:

  • Somos responsáveis primeiro para com Deus, nosso Criador. Ações individuais e coletivas devem refletir Seu caráter e exibir Seu amor.
  • Somos responsáveis para com as comunidades nas quais trabalhamos e vivemos e também para com a comunidade mundial. Aceitamos o desafio de sermos indivíduos exemplares e cidadãos comprometidos. Defendemos as boas ações e a caridade. Encorajamos o desenvolvimento urbano, a melhora na qualidade de vida, segurança, saúde e educação para todos.
  • Somos responsáveis para com nossos amigos da Igreja. Aceitamos a responsabilidade para tomar decisões apropriadas de liderança e mordomia.
  • Somos responsáveis um pelo outro dentro do ambiente de trabalho. Cada indivíduo merece ser tratado com respeito e dignidade; ter sua função e contribuição reconhecida e afirmada; trabalhar num ambiente seguro; experienciar uma atmosfera de desafios, comunicação aberta e agradável.
  • Temos a Bíblia como a referência primária para o direcionamento e a qualidade de vida.
  • Primamos pela excelência em tudo que fazemos.
  • Valorizamos a conduta ética e moral sempre e em todas as relações.
  • Valorizamos a criatividade e inovação no cumprimento de nossa missão.
  • Valorizamos honestidade, integridade e coragem como o fundamento de todas nossas ações.
  • Valorizamos a confiança que nos é depositada por colegas e membros da Igreja mundial.
  • Temos as pessoas como sendo filhos de Deus e irmãos e irmãs de uma só família.

Nossos Valores

Responsabilidades Éticas como Empregador e Cidadão Comprometido

Buscando cumprir sua missão, mantendo suas responsabilidades e aderindo aos seus valores, a Associação Geral trabalha sob as seguintes diretrizes éticas:

  • Igual oportunidade de emprego. Dentro do corpo de leis que permitem aos membros da Igreja serem empregados e em posições que requerem a ordenação ministerial, a Associação Geral seguirá procedimentos para assegurar igual oportunidade de emprego, remuneração e avanço com bases nas qualificações de trabalho e desempenho.
  • Igualdade, justiça e imparcialidade. A Conferência Geral tratará todos os indivíduos e grupos com justiça. Não será parcial em relação à raça, nacionalidade, sexo, idade, estado civil, status ou a alguma deficiência que não proíba o desempenho das funções principais do trabalho.
  • Cumprimento com as leis humanas. A Associação Geral desenvolverá suas atividades em cumprimento com as leis da Terra enquanto não sejam contrárias à vontade de Deus.
  • Lealdade e cumprimento de deveres contratuais. A Associação Geral cumprirá os seus compromissos através de canais autorizados. Onde houver mal-entendidos com relação a tais compromissos, a Associação Geral deve participar, com as partes envolvidas, os procedimentos para a solução dos problemas dentro da organização antes de buscar a ajuda da comunidade.
  • Atmosfera de satisfação e felicidade. A Associação Geral está comprometida em prover um ambiente de trabalho que ofereça segurança física e tranquilidade. Também se empenha para encorajar e promover felicidade genuína  através da conscientização de que cada empregado tem seu valor e todo serviço, por mais simples que seja, é um serviço para Deus. A Associação Geral  continuará integrando louvor, trabalho e celebração de uma maneira que reconheça a integridade, inteireza, totalidade na vida e nos relacionamentos.
  • Respeito pela dignidade e individualidade humana. A Associação Geral afirma e respeita a individualidade de cada pessoa. Reconhece que o valor de uma pessoa ultrapassa o valor de sua contribuição para a organização. Acredita que a harmonia e objetivos unidos acentuam-se no comprometimento amplo e mosaico de personalidades, talentos, habilidades e pontos de vista dedicados a honra de Jesus Cristo. A Associação Geral deve empenhar-se para que a  comunicação seja conveniente, verdadeira, aberta, clara e cordial.

Responsabilidades Éticas como Empregados

Reconhecemos que empregar-se na Igreja Adventista do Sétimo Dia implica compromisso com a missão da organização e conformidade com suas responsabilidades e valores. Afirmamos que a relação empregador-empregado cresce com a reciprocidade e respeito mútuo. Nossa função  como empregados inclui as seguintes responsabilidades éticas:

  • Vida coerente com a mensagem e missão da Igreja. Enquanto empregados pela Associação Geral viveremos de uma maneira coerente com as crenças e valores da Igreja. Sustentaremos, em palavras e em conduta, os ensinos e princípios mantidos e divulgados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
  •  Respeito pelos bens pertencentes à Igreja. Respeitaremos a propriedade de nossa organização, incluindo qualquer propriedade intelectual desenvolvida no curso de nossa ocupação. Usaremos a propriedade, facilidades e todos os recursos unicamente para o benefício de nossa organização, a menos que seja permitido ou quando uma compensação financeira para o uso for previamente acertada.
  • Respeito pelos colegas. Respeitaremos e enalteceremos nossos colegas de trabalho. Evitaremos colocar intencionalmente o outro em posição de embaraço, desrespeito ou incômodo. Evitaremos todo comportamento que possa ser considerado sexualmente impróprio. Primaremos pela privacidade e guardaremos a segurança de outros.
  • Eficiência e atenção no trabalho. As horas de trabalho devem ser devotadas às tarefas confiadas a nós. Não usaremos esse tempo para negócios pessoais ou progresso de interesses pessoais não-relacionados com o trabalho designado pelos nossos supervisores. Não comprometeremos nosso trabalho nos envolvendo em outro emprego ou atividade que prejudique nosso desempenho enquanto estivermos trabalhando para a Associação Geral. Aspiraremos a uma melhor eficiência  e procuraremos aproveitar nosso tempo, esforço e recursos não os desperdiçando.
  • Integridade pessoal em assuntos financeiros. Não nos envolveremos em furtos ou desfalques de nenhuma espécie incluindo o abuso de abonos, falsificação de relatórios ou mau uso dos recursos pelos quais somos responsáveis.
  • Evitar influências impróprias. Estamos cientes de que dar ou receber presentes de negócios pode facilmente inferir considerações em nosso trabalho e relacionamentos empregatícios. Assim, o uso de presentes, pagamentos ou honorários como incentivo ou recompensas para um é inaceitável. Não ofereceremos presentes, favores, pagamentos ou outras formas de recompensa diretamente ou indiretamente em troca de algum ganho ou ação específica.
  • Manter a ética no local de trabalho. Aceitamos a obrigação de manter padrões éticos na vida pessoal e no local de trabalho. Cremos que é nossa responsabilidade relatar, através de canais confidenciais estabelecidos, qualquer comportamento que seja  impróprio ou que prejudique o ambiente ético na área de trabalho. Responsabilizamo-nos em manter a conduta profissional e representar os valores morais e éticos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Este documento foi votado pela Comissão Executiva da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia na sessão do Concílio Anual em Silver Spring, Maryland em 29 de setembro de 1999. Recomenda-se que as Divisões mundiais adaptem a declaração para uso nos territórios sob sua jurisdição.